quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Empresa Vitória se prepara para comemoração dos 56 anos

Em 28/09 a Vitória completa 56 anos de serviços prestados a comunidade caucaiense e está preparando uma homenagem especial aos seus colaboradores com 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de empresa. Eles são a grande atração na comemoração da Empresa no próximo dia 28. O evento também contará com a presença dos familiares dos colaboradores.

A empresa se configura nacionalmente como uma das melhores no segmento de transporte coletivo de passageiros, operando no Sistema Metropolitano de Fortaleza e no Urbano do Município de Caucaia.

Eliéser de Freitas Guimarães
e Alaíde Lima de Freitas Guimarães casaram-se em 1943 e montaram residência na cidade de Fortaleza. Em 1949, Eliéser fundou a Empresa Tamoio, que transportava passageiros de Fortaleza para Teresina, no Piauí. No começo dos anos de 1950, com o surto do crescimento das empresas de transporte, o casal viu a chance de ampliar seus negócios. Em 1956, junto com Eliseu de Freitas Guimarães (irmão de Eliéser), compraram a empresa Vitória, que pertencera a Antônio e Maria Cléa Maia e que já fazia a promissora linha Fortaleza-Caucaia desde 1943.


A Vitória tinha na época uma frota de sete ônibus antigos, fabricados logo após a Segunda Guerra Mundial. Nomearam-na Organização Guimarães Ltda., mas mantiveram o nome já conhecido da Empresa Vitória em seus ônibus. Iniciou-se assim uma trajetória de mais de meio século de sucesso.

No final da década de 70, a Empresa passou a ser administrada por um dos filhos do casal, Dalton Lima de Freitas Guimarães, responsável por acelerar o ritmo das transformações. O casal comandou junto a Vitória até 1981, quando Eliéser de Freitas Guimarães faleceu. Dona Alaíde, ficou em atividade até seu falecimento em 2008. A Vitória foi a primeira empresa de transporte coletivo do Ceará a implantar, em 1984, um departamento de Recursos Humanos.
 
Em meados de 1986, seus ônibus de cor azul, ganharam as tradicionais cores que tornou -se marca da empresa. No ano seguinte, a Vitória adquire seus primeiros ônibus da marca Volvo, os carros de prefixo 76 e 77 com carroceria Caio Padron Amélia. Mais tarde em 1989, adquire mais dois ônibus Volvo B58, agora com carroceria Ciferal Padron Alvorada, prefixos 92 e 93. O primeiro ônibus Scania da frota foi adquirido em 1991, um L-113 com carroceria Padron Vitória, prefixo 141.

Para atender a linha Fortaleza-Cumbuco criada pelo DERT no ano de 1993, a Vitória trouxe o Ciferal Jardineira com chassis Mercedes Benz OH-1318. As jardineiras de prefixo 174 e 175 ligavam a Avenida Beira-Mar a Praia do Cumbuco num percurso de 34 quilômetros. Cada veículo tinha lugar para 30 pessoas sentadas, bancos de madeira e visão panorâmica. Depois de sete anos em circulação, as jardineiras foram substituídas por microônibus com ar condicionado e poltronas confortáveis. Ainda em 1993, adquire os primeiros ônibus Ford B-1618, modelo Caio Vitória.

A campanha Acidente Zero criada em 1995, tinha como meta inibir o envolvimento de acidente graves entre os veículos da empresa. Para premiar o comprometimento entre os seus profissionais, a empresa sorteava prêmios no valor de um carro zero quilômetro. Atuante também no fretamento de veículos, ainda na década de 90, incrementa ao turismo e excursões, veículos rodoviários executivos dotados de ar condicionado.

Inaugurada em 1996, a garagem filial localizada no Parque Albano, ocupa um espaço de 54.000 metros quadrados, com 1650 m² de área construída, sendo que sua administração se restringe à área de tráfego. A garagem matriz, no Centro de Caucaia, possui uma área de 10.000 metros quadrados, onde estão localizadas a administração, manutenção, estacionamento, refeitório e área de repouso.
Em 2000, a Vitória realizou modificações no visual de sua frota, além da logomarca, um novo formato de prefixo. O dígito azul após o número de ordem indica o ano do veículo. Os ônibus modelo Ciferal Turquesa foram os primeiros a receber o novo padrão.
 

O Memorial da Vitória, inaugurado em setembro de 2000, mantém imagens e documentos históricos que contam a trajetória da empresa ao longo dos anos. Localizado na garagem matriz, o espaço foi reformulado em setembro de 2006 para comemorar os 50 anos da empresa.

Dentre vários prêmios regionais e nacionais, destaque para o troféu bi-anual pelo Prêmio ANTP de Qualidade, na categoria Operadora Rodoviária, no ano de 2001. Concedido pela Associação Nacional de Transporte de Passageiros, a condecoração é um reconhecimento de repercussão nacional que valoriza o empenho e profissionalismo de todos que compõem o quadro funcional da Empresa. Em fevereiro de 2000, a Fundação ABRINQ concedeu o diploma de Amiga da Criança à Empresa Vitória. O certificado reconheceu e reforçou as ações da Vitória em prol da criança e do adolescente e vem sendo renovado anualmente.

Merece destaque o comprometimento da Vitória com a responsabilidade social, a empresa valoriza e apóia a comunidade assumindo programas de apoio à associações, estimulando atividades sociais, culturais, ecológicas e esportivas, importantes para o município de Caucaia.
washington matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário