sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Petrobras solicita Licença de Instalação da Refinaria Premium II

A Petrobras deu entrada, na última quinta-feira, 23, junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) da solicitação de Licença de Instalação (LI) para a implantação da Refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo. A solicitação foi feita por técnicos da Petrobras do Rio de Janeiro e a gerência local do projeto da Refinariam Premium Ceará II. 

A produção da refinaria deve chegar a 300 mil litros de barris por dia, com investimento de US$ 11 bilhões, de acordo com a Petrobras. Além da geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos, a produção de diesel vai atender também a demanda de exportações. A LI emitida pela superintendência permitirá a implantação do empreendimento, seguindo o projeto apresentado pela Petrobras. Nessa fase do licenciamento, a empresa poderá construir as instalações da Refinaria e as obras de controle de impactos ambientais, de acordo com a legislação ambiental. 

CID GOMES 
Em entrevista ao PORTAL PECÉM, na última quarta-feira, 23, o governador Cid Gomes explicou a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém para o Nordeste. Falou também da luta pela implantação da Refinaria Premium II da Petrobras, além da a infraestrutura que o Governo do Estado vem dotando na região do Complexo do Pecém para atrair novos investimentos. 

Em 2013, a movimentação ultrapassou as 6 milhões de toneladas (no terminal portuário do Pecém). Uma vez concluída a implantação do Complexo Industrial e Portuário, estima-se que essa movimentação saltará para 45,2 milhões de toneladas até 2016 e para 83,3 milhões de toneladas até 2020'', disse Cid. 

Sobre a Premium II, o governador disse que conseguiu da Petrobras o compromisso para a instalação da Refinaria. "Essas obras vão representar um incremento de 40% no PIB industrial do Ceará. Isso, na prática, é mais emprego, oportunidade e qualidade de vida para os cearenses'', destacou Cid.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário