terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

14 municípios têm 68 casos suspeitos de sarampo, diz Secretaria da Saúde


A Secretaria da Saúde alerta os pais para a necessidade de vacinar as crianças desde cedo.
 
O Ceará tem 14 municípios com 68 casos de sarampo sendo investigados. O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, pela Secretaria da Saúde do Estado, mostra que dos 266 casos da doença notificados este ano 163 foram descartados e 35 confirmados. Os 68 casos em investigação foram notificados nos municípios de Fortaleza (27 casos), Caucaia (20), Itaitinga (6), Pentecoste (3), São Gonçalo do Amarante (2), Eusébio (2), Aquiraz (1), Cascavel (1), Ocara (1), Maranguape (1), Pindoretama (1), Maracanaú (1), Itapajé (1) e Itatira (1). 
Desde o início do surto, em dezembro de 2013, foram notificados no Ceará 2.124 casos suspeitos de sarampos. Desse total, 1.326 foram descartados e 730 confirmados em 32 municípios. Atualmente, conforme o boletim epidemiológico, o surto está em 10 municípios do Estado. Em 22 municípios, onde foram confirmados 332 casos da doença, o surto é considerado encerrado, já que se passaram mais de 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Seis municípios confirmaram casos de sarampo ocorridos em 2015 – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Guaiúba e Beberibe. 
Em relação ao boletim epidemiológico anterior, divulgado em 13 de fevereiro, foram confirmados dois novos casos de sarampo. Os 68 casos que continuam em investigação ocorreram a partir de 19 de janeiro, com o último caso em 15 de fevereiro. 
Para se proteger da doença, que é altamente transmissível de pessoa para pessoa ao tossir, respirar e falar, a recomendação é única: vacinar. A Secretaria da Saúde alerta os pais para a necessidade de vacinar as crianças desde cedo. A primeira dose da vacina já deve ser assim que a criança completar seis meses. Quando completar 1 aninho precisa ser vacinada de novo. Deve ser vacinada pela terceira vez quando completar 1 ano e três meses. As vacinas estão disponíveis, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde. A primeira e a segunda doses, além do sarampo, protegem contra a caxumba e a rubéola. A terceira vacina é a tetra viral, que evita o sarampo, a caxumba, rubéola e também a catapora. 
Assessoria de Comunicação da Sesa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário