sábado, 9 de maio de 2015

Dia D: Unidade Básica de Saúde de Caucaia recebe visita do governador Camilo Santana

 
caucaia2O governador Camilo Santana finalizou a manhã deste sábado (9), dia "D" de vacinação contra gripe e sarampo, visitando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Firmino Mendes, mais conhecida como Dona Cotinha, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Antes, ele esteve em outras duas unidades de saúde em Fortaleza, conversando com os pacientes e acompanhando de perto o trabalho de vacinação nos postos.
Desde o início da campanha em Caucaia, na última segunda-feira (4), mais de 300 pessoas já se imunizaram contra a gripe na unidade. Somente esta manhã, cerca de 160 pacientes receberam a dose e estão protegidos contra o vírus. A meta para este ano é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados. A campanha contra a gripe segue até o dia 22 de maio.
Já a campanha do sarampo será por tempo indeterminado. O governador disse que vai se empenhar para cumprir a meta e deter o sarampo no Ceará. "Tenho a convicção de que os profissionais da saúde têm compromisso com a saúde pública do Estado do Ceará. Eu não tenho dúvidas de que nós vamos cumprir essa missão e garantir o resultado esperado nos próximos dias", ressaltou.
 
caucaia1A vacinação complementar contra o sarampo no dia de mobilização nacional da vacinação contra a influenza faz parte da mobilização convocada pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a interrupção do surto e erradicação da doença no Estado. O surto do sarampo no Ceará inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado.
 
O prefeito de Caucaia, e também médico, Washington Gois esteve presente e falou sobre a parceria do município e o Estado nesta campanha. "O município sozinho não consegue resolver todos os problemas. Se não tiver a parceria com o Governo do Estado e do Governo Federal nós não chegamos lá. E nós temos essa parceria. Temos a certeza que a missão de vacinar, em dois meses, todas as pessoas prioritárias da campanha será cumprida", avaliou.
Influenza
A dona de casa Tatiane Lima, 30 anos, que está gestante, é uma das pacientes que está no perfil da campanha da gripe. Para ela, cuidar da saúde do filho é prioridade. "Nós devemos sempre nos preocupar com a saúde, ainda mais agora que estou gestante. É muito importante esse cuidado para que o bebê nasça saudável e livre de qualquer doença", ressaltou.
 
Além de gestantes, os grupos prioritários a serem vacinados incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.
 

Sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou.
 
Serviço
No Dia “D” de mobilização, a Secretaria da Saúde do Estado mantém um posto de vacinação, neste sábado (9), das 8 às 17 horas. Em todo o Ceará estão sendo mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios.
 
Fotos: José Wagner
 

09.05.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / (85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário