quinta-feira, 27 de junho de 2019

Concluída capacitação para ensino da história do povo negro e combate ao racismo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) concluiu esta semana o ciclo de um ano de formações continuadas do projeto “Conhecendo a Nossa História: da África ao Brasil”, fruto de parceria firmada entre a Prefeitura de Caucaia e a Fundação Cultural Palmares.
A capacitação contemplou professores de mais de 100 escolas da rede municipal de ensino. A certificação dos participantes deverá acontecer em agosto, após a retomada das aulas, no segundo semestre do ano letivo.
Para a supervisora de Inclusão Étnico-racial e Territorial da SME, Cláudia Quilombola, o projeto já apresenta resultados. “Está mais evidente nas comunidades atendidas pelas escolas uma valorização do que representam as memórias, as vivências e o pertencimento. Os professores têm se mostrado mais seguros para tratar de assuntos pertinentes aos afro-brasileiros e estamos bem articulados sobre os conteúdos referentes à africanidade durante todo o ano, o que antes só ocorria no mês da Consciência Negra (novembro)”, afirma.
A formação faz parte da primeira etapa do projeto, que visa a capacitação docente com o objetivo de fazer conhecer, entender e trabalhar em sala de aula a história e a cultura afro-brasileira e africana e fornecer aos professores da Educação Básica ferramentas que possibilitem identificar e corrigir estereótipos e conceitos equivocados que reforçam desigualdades.
Com o encerramento das formações, terá início a segunda fase do projeto, com o trabalho em sala de aula destes professores, utilizando materiais didáticos e paradidáticos que abordam a temática, dentre os quais o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros”. Nesta etapa, os educadores terão o importante papel de pautar temas voltados ao respeito às diferenças e à promoção da igualdade racial.
O objetivo é retirar da invisibilidade a cultura negra, formadora da identidade nacional brasileira, e eliminar desigualdades históricas e práticas discriminatórias raciais, étnicas, culturais e religiosas do povo negro.
Em Caucaia, a temática é especialmente importante, uma vez que o município conta com 11 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, tendo o maior número de representação de quilombos do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário