segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alunos celebram Dia do Índio

                                     
No próximo dia 19, a Escola Coronel Raimundo de Oliveira mostra a importância do legado indígena

Fortaleza Próxima ou distante, a matriz biológica, linguística e cultural dos indígenas está presente em cada um de nós, brasileiros. E para marcar a valorização dos primeiros habitantes da "terra brasilis", os alunos da Escola Coronel Raimundo de Oliveira, em Caucaia, promovem no próximo dia 19, de 8h às 17h, o evento "Índio... sou eu". O evento é aberto ao público e acontece em frente à sede da escola, localizada no bairro Parque Soledade.

"Aqui em Caucaia há pessoas que descendem dos índios tapebas, ou têm características físicas semelhantes, mas renegam essa ascendência. Não se identificam com nossa matriz indígena, sentem vergonha. E a nossa ideia é exatamente valorizar essa herança cultural no Dia do Índio, a partir da história, da literatura, da dança, da culinária e de outras manifestações", explica Luísa de Marilac Braga, coordenadora do Ensino Fundamental II da instituição.

Segundo Luísa de Marilac, a iniciativa atende à legislação atual, que por meio da lei nº 10.639 passou a incluir nos currículos da educação básica nacional temas relacionados à história e cultura da matriz indígena e afro-brasileira.

Pesquisa

No total, 32 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão envolvidos na iniciativa. As professoras Solange Rocha, Suely Malta, Bernadete Ribeiro e Marta Ferreira auxiliaram os alunos no processo de pesquisa para o evento. Para fazer este dia, os estudantes mergulharam na história do Brasil, pesquisando o início da colonização pelos portugueses.

Os alunos se depararam com a violência dos bandeirantes que escravizaram os indígenas e os jesuítas que procuravam inserir os povos do Novo Mundo na "verdade fé". Mas também encontraram ícones de resistência como o índio Ajuricaba, líder dos manaós que enfrentou os portugueses pela posse da região do Rio Negro no início do século XVIII. Preso, preferiu se atirar no rio a se deixar abater pelo inimigo.

Manifestações

Na literatura, o indígena como elemento de identidade nacional será evidenciado através de apresentações de obras dos cearenses José de Alencar e do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias, chegando até a atualidade, nos escritos de Daniel Munduruku. Na historiografia, a obra do também cearense Capistrano de Abreu será abordada. Nomes como o marechal Cândido Rondon, os irmãos Orlando e Cláudio Villas-Bôas, Darcy e Berta Ribeiro, entre outros, ganharão destaque.

Quem se dirigir para o evento vai ter a oportunidade de ver manifestações culturais e saborear a culinária indígena. "Convidamos representantes da etnia tapeba para fazer uma apresentação do toré [ritual praticado por etnias indígenas do Nordeste brasileiro]. Um dos alunos ficou responsável em explicar o contexto da manifestação. Também teremos barracas com comidas típicas", pontua.

MAIS INFORMAÇÕES

Escola Coronel Raimundo de Oliveira: Rua Paulo Gomes da Silva, 730 Bairro Parque Soledade, Caucaia

Telefone: (85) 3342.1235

Nenhum comentário:

Postar um comentário