domingo, 3 de julho de 2011

Fim dos trabalhos de campo da sondagem

Governo do Estado tem reunião marcada para resolver pendências das desapropriações do terreno da Refinaria Premium II, da Petrobras. A estatal, por sua vez, já encerrou o trabalho de campo da sondagem da área




As atividades de campo da sondagem do terreno da Refinaria Premium II, da Petrobras, foram finalizadas. Para encerramento total dos trabalhos, no entanto, resta ainda conhecer os resultados de alguns ensaios de laboratório, prevista para o fim do mês de julho. Nesse período, termina o contrato com a empresa que toca a sondagem, informou a Petrobras, por meio da assessoria de imprensa.

O relatório final da primeira etapa prática da usina de refino precede a elaboração do projeto de terraplenagem, prevista para ter início em agosto esta ano.

Campanhas

“Foram realizadas duas campanhas de investigações geotécnicas (sondagem) na área do projeto. Cabe destacar que esse trabalho foi desenvolvido antes de se iniciarem os projetos de terraplenagem e drenagem, para obter um nível de conhecimento adequado sobre a espessura e caracterização dos diversos tipos de solo existentes, o que subsidiará a elaboração desses projetos de forma mais previsível e econômica”, explicou a Petrobras.

As licitações para preparação do terreno da refinaria foram anunciadas pela petrolífera também para este mês. São as atividades de cercamento da área de 1.954 hectares (ha) e supressão vegetal (desmatamento).

Desapropriações

Está marcada para segunda-feira, 4, uma reunião para tratar do restante das desapropriações. O processo tem sido a principal dificuldade do Governo do

Estado, responsável por garantir a infraestrutura básica ao empreendimento.

Conforme a última atualização da Procuradoria Geral do Estado (PGE), falta ser desapropriado um lote de 47 ha, o que representa cerca de 2,4% da área.

O impasse sobre a existência ou não de comunidades indígenas na área da Premium II também continua. Pelo cronograma anunciado pelo governador Cid Gomes, dia 30 a Fundação Nacional do Índio (Funai) deveria concluir o estudo sobre as questões indígenas na área da Refinaria.

O assistente técnico da Funai no Ceará, Ricardo Weiber Nascimento Costa, não soube informar sobre os resultados do grupo de trabalho. A Premium II terá investimento de US$ 11 bilhões, produzirá 300 mil barris por dia e deve iniciar operação em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário