sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Paralapracá contribui para o acesso a uma educação de qualidade

Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de treinamento do projeto Paralapracá desenvolvido pelo Instituto C&A em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), o projeto é desenvolvido dentro do programa Educação Infantil realizado pelo instituto.
O programa Educação Infantil parte do princípio de que toda criança tem direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora. Seu objetivo é contribuir para o acesso à educação de qualidade de crianças de 0 a 6 anos. Após cerca de dois anos de reformulação, o programa lançou seu novo formato em agosto de 2010 com a principal característica de priorizar investimentos em projetos de larga escala e na qualificação de pedagogos e professores.
Uma das principais ações do programa Educação Infantil é o projeto Paralapracá, uma frente de formação de pedagogos e professores da educação infantil. O projeto tem dois âmbitos de atuação: a formação continuada de pedagogos e professores e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
Em Teresina, está sendo desenvolvido o projeto Paralapracá que está sendo realizado em 25 CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com o intuito de oferecer formação para coordenadores e distribuir material de qualidade adequado para a Educação Infantil Municipal. Este projeto é baseado em eixos temáticos para serem desenvolvido entre os alunos. Os eixos já desenvolvidos foram: Assim se Faz Arte, Assim se Canta, Assim se Brinca, Assim se Conta e agora estamos no eixo Assim se Organiza o Ambiente.
A partir do projeto, cerca de 1,1 mil professores das redes municipais de educação infantil participam de formações em torno dos eixos brincadeira, música, arte, histórias, exploração do mundo e organização do ambiente. Cinco municípios da região Nordeste participam do projeto Paralapracá: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). A ação é desenvolvida em parceria com as Secretarias de Educação desses municípios.
De acordo com a supervisora do programa em Teresina, a professora Geovanna Saraiva, o projeto esta contribuindo para mudança de postura nos CEMEI. "O projeto contribui para a mudança de postura nos nossos CEMEI fazendo a gente refletir sobre o nosso caminho, além de ajudar a melhorar a estrutura das nossas escolas. Estamos felizes com a parceria e queremos que se torne algo continuo", destacou Geovanna.
Mônica Sâmia coordenadora do Projeto Paralapracá, realizado pelo Instituto C&A fala da prioridade voltada para os eixos culturais. "O projeto prioriza eixo em linguagem que nem sempre são tão favorecidos pela sociedade, fazendo uma reflexão com a linguagem infantil. Eu vejo em Teresina que isso está acontecendo não por imposição, mas sim por um trabalho coletivo e pela importância, isso colabora para uma visão amplificada sobre os assuntos de arte, música, brincadeiras e outros voltados para esse eixo cultural educativo", concluiu Mônica.
A pedagoga Eugenia Melo aborda a importância do projeto para os alunos. "O projeto é muito rico, pois proporciona a escola junto com a professora uma maneira de discutir os temas sobre arte, brincadeira e música, refletindo para saber como agir de maneira dinâmica e prazerosa para desenvolver atividade com os alunos. O projeto foi muito bem elaborado e possui um material de ótima qualidade para ser estudado pelos professores e aplicado com os alunos", finalizou.

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