quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Beneficência prova força do voluntariado em Caucaia

O ano de 2011 foi pródigo para entidades beneficentes como a Coração de Maria, que atua em Caucaia

Fortaleza. Disseminar valores éticos, de solidariedade e cidadania em comunidades com vulnerabilidades socioeconômicas. Esta é uma das metas da Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), Núcleo Fortaleza, no trabalho realizado entre seus sócios e junto a famílias da localidade de Jandaiguaba, Capuan, neste Município. Ao longo do ano, a entidade realizou uma série de atividades que apontam para um balanço positivo neste final de 2011, com perspectivas de ampliação das atuais ações e promoção de novas parcerias para o ano de 2012.

A coordenadora do Departamento de Beneficência da entidade no Núcleo Fortaleza, psicóloga Antonieta Nunes Carneiro, informa que cerca 700 pessoas foram atendidas com ações nas áreas social, educacional, médico-hospitalar, financeira e cultural dos sócios e da comunidade.

O ponto alto do trabalho aconteceu no último domingo, com a promoção da Festa de Natal, da qual participaram aproximadamente 115 famílias e 350 crianças e jovens de zero a 15 anos. Os pais receberam cestas básicas e presentes e os filhos ganharam brinquedos e roupas.

Também aconteceram atrações culturais com apresentações do coral infanto-juvenil do projeto Amigo Animal, Banda de Lata da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Helena Moreira da Silva, sob regência do professor e artista Leonilson, contação de histórias com as artistas Gimena Santiago Reis e Daniela Gurgel, Auto de Natal com crianças da comunidade, show com o músico Tiago Sands e balé com crianças da Escola de Dança Daniane Lima. Houve ainda distribuição de lanches e sorteios de brindes extras.

A UBCM é a entidade filantrópica do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) que, em seu estatuto, especifica a missão do seu Departamento de Beneficência: "Promover o atendimento social, educacional, médico-hospitalar, financeiro e cultural dos filiados e da comunidade".

Para Antonieta Nunes, o trabalho da entidade cumpre a função de disseminar entre as famílias a certeza de que há na sociedade pessoas comprometidas com a construção da cidadania.

"Fazemos o bem sem ostentação. Na prática do bem, é necessário fazer abstração da vida presente e se identificar com a vida futura. Colocar-se acima da humanidade para renunciar à satisfação que proporciona o testemunho dos homens e esperar a aprovação de Deus. É um exercício constante em elevar a fé em Deus além dos desejos humanos, pois é nele que está o nosso verdadeiro futuro. Em outras palavras: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", afirma.

Antonieta destaca ainda duas atividades realizadas neste ano: o Dia do Bem, em 26 de março, e a inauguração do Projeto Cura Vegetal, uma unidade da Farmácia Viva, em 27 de novembro. Na primeira, as famílias participaram de palestras sobre saúde, boas maneiras, cuidados com a água e receberam filtros de barro. Na segunda, os primeiros canteiros de plantas medicinais foram inaugurados, na perspectiva de produção de fitoterapia para as famílias.

A nova coordenadora da UBCM para os próximo triênio, Caroline Jales, destaca que a necessidade de entrega de filtros foi identificada a partir de pesquisa socioeconômica. "Identificamos que a maioria das famílias da Jandaiguaba não consumia água tratada. Em 2012, pretendemos realizar a atualização do referido cadastro, com a meta de identificar mais famílias a serem beneficiadas por nossas ações. Há previsão de oferecermos mais eventos culturais e ações voltadas à cidadania".

Valores cristãos

Caroline avalia que a UBCM tem grande valor na comunidade. "Todos os anos, as famílias já esperam algo de nós. A Festa de Natal, por exemplo, é um acontecimento muito esperado. A UBCM é um departamento que existe na UDV, construído com o trabalho voluntário de seus associados. Com esses trabalhos, cada voluntário tem a oportunidade de por em prática os ensinamentos de Jesus, de servir ao próximo, principalmente o nosso próximo mais carente. O único salário que os voluntário recebem é a gratificação de fazer o bem. É a oportunidade que cada voluntário tem de fazer sua parte, de contribuir para uma sociedade melhor", destaca.

Para o trabalho beneficente, a entidade conta com parcerias em cada evento. Na Festa de Natal, por exemplo, diversas pessoas físicas e jurídicas colaboram para sucesso do evento, como a Empresa Vitória, Extinfogo, Clínica de Acupuntura Dr. Tadeo Feijão, RLB de Queiroz Filho, L3 Treinamentos e Pena Surf Wear, entre outras igualmente importante.

Mais informações
Unidade Beneficente Coração de Maria, Sítio Bom Jesus
Capuan - Caucaia
Telefones: (85) 8849.7994
(85) 8834.2179

Nenhum comentário:

Postar um comentário