sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

39 cidades recebem Selo Município Verde

Em um momento de reconhecimento pelo olhar cuidadoso dos gestores públicos ao meio ambiente, 39 prefeituras receberam o Selo Município Verde. Neste ano, 96 municípios participaram do prêmio. Promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a premiação chega à 8ª edição comemorando bons resultados no gerenciamento de práticas ambientais pelo Ceará.

 “Fazemos um balanço muito positivo ao longo desses anos. Hoje, mais de 80% dos municípios já têm órgãos municipais, como o Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente)”, avalia o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa. Segundo ele, o maior objetivo da premiação é apoiar e capacitar as cidades para uma participação efetiva na gestão de políticas ambientais.
A manutenção da biodiversidade local, a agroecologia e a educação ambiental são destaques no processo avaliativo das participantes, como explica o gestor ambiental do Conpam, Leorne Cavalcante. “Caucaia lidera a lista de vencedores pela capacidade de mobilização que vem apresentando. É importante estar atento não apenas às políticas públicas, mas à conscientização da populaçãoa”, justifica.
Também foi concedido o prêmio às localidades que se destacaram no Projeto Praia Limpa e a menção honrosa ao jovem embaixador climático Iranildo de Sousa, 17. “Busco integrar a juventude nessa responsabilidade”. As cidades receberam como prêmio repasse financeiro do Estado. “Não é mais possível dissociar o desenvolvimento com a preocupação ambiental”, disse o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra.
Além de Caucaia, as vencedoras foram Itaitinga, Barreira, Cruz, Maracanaú, Crateús, Pacoti, Sobral, Novo Oriente, Maranguape, Piquet Carneiro, Bela Cruz, Missão Velha, Crato, Itarema, Icapuí, Fortaleza, Quixeramobim, Eusébio, Acaraú, Tauá, Campos Sales, Brejo Santo,Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Juazeiro do Norte, Croatá, General Sampaio, Várzea Alegre, Farias Brito, Jaguaruana, Acopiara, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Ocara e Apuiarés.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA
Ontem à noite, ocorreu a premiação do selo Município Verde, promovido pelo Conpam. Ao todo, 39 municípios tiveram iniciativas reconhecidas. Além do prêmio, Caucaia se destacou no Projeto Praia Limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário