segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bezerra mira o desafio de reduzir a violência

Onze meses após assumir as rédeas da Segurança do Ceará, o secretário faz um balanço de 2011 e fala dos planos da Pasta para 2012
Quais foram os principais desafios que o Sr. encontrou ao assumir e o cargo e, aquele que elegeu como prioridade?
Três situações imediatas, muitos projetos grandes em andamento que não estavam concluídos, a exemplo da academia Estadual de Segurança Pública, a exemplo da própria Perícia Forense do Estado do Ceará que nós estamos quase concluindo, e as delegacias do Interior que não estavam n concluídas, e, que todas hoje estão esperando apenas data para a inauguração.

Quantas delegacias no total?
Cinquenta delegacias. Destas, apenas 17 estavam prontas. Hoje, nós temos 33 efetivamente prontas e já daremos início, nos primeiros dias de janeiro, a inauguração de mais 33 delegacias no Interior do Estado. Paralelo a isto, encontramos duas situações críticas na área operacional, o número elevado de homicídios, isto muito relacionado com as execuções vinculadas ao tráfico de drogas; e uma deficiência na área de Inteligência policial muito grave.

E o que foi feito?
Nesta área de prevenção de homicídios redimensionamos o efetivo policial preventivo e passamos a atuar de acordo com o índice estatístico. Temos uma célula de estatísticas que é comandada por um profissional com doutorado na área de estatística criminal. Passamos a alocar o policiamento exatamente onde o crime está ocorrendo com maior intensidade.

E onde o crime está ocorrendo com mais reincidência?
Quando assumimos o cargo já existia toda uma programação em cima do ´Território da Paz" (Grande Bom Jardim)que não conseguia reduzir os crimes. Além disso, dos 196 bairros de Fortaleza, 63% dos homicídios ocorriam em 20 deles. Então, passamos a mensurar estas áreas.

Que bairros são esses?
O próprio ´Território da Paz´, Jangurussu, Barra do Ceará, Goiabeiras, Vicente Pinzón, Jardim Iracema, Vila Velha e os Municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Comopassou a ser feito este trabalho?
Além de colocarmos mais policias onde estava ocorrendo maior número de homicídios, passamos a atuar com Inteligência no local. Inteligência que, literalmente, revitalizamos e redimensionamos. Triplicamos o efetivo do Raio, que é um policiamento sobre duas rodas e tem um êxito muito grande na mobilidade, porque a maioria dos crimes de execução é cometida por criminosos que fogem em motocicletas.

Como a Inteligência passou a trabalhar?
Identificando pontos de venda de drogas e situações de tráfico nos bairros. Passamos a coibir o tráfico dentro dos bairros. Daí, o elevado número de apreensão de drogas, que se mostra assustador. Com a pró-atividade do policiamento ostensivo nunca se apreendeu tanta arma. Mais de 4.700 até esta data (a entrevista foi feita na última terça-feira, dia 20). Já ultrapassamos 50% a mais do que foi apreendido em todo o ano passado.

E o papel do Ronda no Policiamento Comunitário?
A revitalização do Ronda do Quarteirão, que com sua essência comunitária passou a agir de forma mais pró-ativa, age também como efetivo policial preventivo. Ele faz a parte comunitária mas, ao mesmo tempo, atua de modo ostensivo numa área de 3Km², observando movimentações suspeitas. Hoje, O Ronda é também é um dos campeões em prisões e apreensão de armas.

E o papel das outras unidades especiais da PM?
O BPTur trabalhava efetivamente só naquela área turística, hoje tem área de maior abrangência. Ao invés de estar só na Beira-Mar, avança até o Vicente Pinzón, Meireles. A Polícia Rodoviária Estadual, que tinha aquela mística, na época em que era denominada CPRV, de só aplicar multa de trânsito, hoje, atua como Polícia nas estradas, apreendendo drogas, armas e prendendo fugitivos. A Cavalaria, que só atuava em eventos, hoje, é empregada também dentro dos bairros com maior dificuldade de mobilidade para as viaturas. A Companhia de Eventos atua hoje em blitze itinerantes. Tiramos muita gente da parte administrativa e colocamos na rua. O comandante geral transferiu mais de 450 policias daqui da Capital para o Interior, que também foi objeto de muitas medidas efetivas.

Que medidas foram estas?
Por exemplo, dos três helicópteros que nós temos, dois estão no Interior. Foi criado o Cotar (Comando Tático Rural) que, infelizmente, não está operando em sua plenitude, porque a compra das viaturas ainda está sendo submetida a análise do Tribunal de Contas do Estado.

O que está sendo feito sobre os assaltos a bancos?
Tivemos, neste ano, 36 ações, tentativas, assaltos efetivos, arrombamentos de caixas por explosivos ou maçarico. No ano passado, foram 72. Houve, portanto, uma redução da ordem de 50%. A Delegacia de Roubos e Furtos prendeu em torno de 70 meliantes envolvidos diretamente com assaltos à banco. O delegado Romério Almeida foi revitalizado para a sua função, por que é um grande delegado de Polícia e tem feito isto de forma brilhante.

E as ações nas divisas? Agora estão contando com a participação da Polícia Federal?
Isto solidifica cada vez mais a parceria. Identificamos que essas quadrilhas de assalto à bancos atuam de forma interestadual. Muitas vezes, cometem o crime aqui (no Ceará) e a fuga é para os Estados vizinhos, e vice-versa. Quando identificamos isto, tínhamos dificuldade em agir. Havia dificuldade de acionar o aparelho de Segurança Pública dos Estados vizinhos para reverter essa situação. Fomos a Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte e tivemos reuniões de trabalho. Trouxemos essa questão a tona. Disso, saíram soluções.

Quais foram as soluções encontradas?
Os comandantes de unidades e delegados de Policia das delegacias das divisas começaram a fazer reuniões entre si e com os comandantes de delegacias de Estados vizinhos. Tínhamos informações de uma determinada quadrilha que atuava aqui, o Rio Grande do Norte tinha outra informação sobre a mesma quadrilha, e na verdade, as duas informações se completavam. Partilhas e complementar tais informações seria importante a prisão, mas ninguém conversava. Aliado a isso, não sabíamos quem acionar durante o sinistro efetivo.

O que foi feito para efetivar o compartilhamento?
Definimos um número de telefone no CPI (Comando do Policiamento do Interior). Não é um número declarado ao público, é de conhecimento apenas dos policiais. Todo destacamento, em caso de ocorrência, liga pra ele. O número já aciona todas as unidades das divisas, das polícias circunvizinhas. No momento do sinistro, na hora da comunicação, o Estado vizinho já está se movimentando para fechar sua divisa. Já tivemos ações efetivas de prisões deste tipo em Brejo Santo, na Paraíba e na operação feita em Novo Oriente.

A Polícia Civil do Ceará será revitalizada? E em relação ao seu quadro efetivo?
O governador (Cid Gomes) autorizou concurso. Neste momento, inclusive, já há cerca de 19 mil inscritos no concurso para inspetor da Polícia Civil. Neste primeiro momento, a previsão é para o preenchimento de 740 vagas mas, dependendo da necessidade do Estado, este número pode ser dobrado ou triplicado, dependendo da capacidade e demanda do Estado. Isso irá recompor os quadros da Polícia investigativa do Estado do Ceará.

E a parte estrutural da Polícia Civil?
Já havia a determinação no primeiro mandato do governador de construir 50 novas delegacias no Interior. Muitos Municípios que não tinham unidades, hoje tem as delegacias prontas para inaugurar. Já está sendo licitada uma divisão completa de combate ao tráfico de drogas; uma nova delegacia de proteção ao turista, que inclusive vai dar suporte à Copa do Mundo, Ela já foi autorizada. Teremos a reforma de todas as delegacias distritais de Fortaleza; e a reforma e construção de todas as Delegacias Regionais do Estado do Ceará. Fora a Divisão de Homicídios que já foi construída no primeiro mandato e, a nova Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas. Isso é a total revitalização da Polícia Civil.

E a Polícia Militar terá alguma mudança no efetivo?
Temos também em andamento um concurso para três mil policias militares, que deverão ser chamados em três etapas, cada uma com mil policiais. A primeira turma, pela nossa previsão, deverá estar pronta em setembro ou outubro de 2012. E todos estes primeiros mil policias, por uma decisão acertada, irão prestar serviço no Interior do Estado para reforçar os destacamentos policiais.

Quais os projetos para avançar nas tecnologias para a Segurança Pública?
Existem três grandes projetos. O recém-inaugurado sistema de vídeo-monitoramento da cidade de Fortaleza, com 86 câmeras. O Governador já autorizou a aquisição de mais cem câmeras, e, a nossa intenção é que, até 2014, tenhamos, no mínimo, 400 câmeras em toda Fortaleza e algumas cidades da Região Metropolitana. O segundo projeto é a Perícia Forense do Estado do Ceará, que será uma das mais modernas e bem equipadas da América Latina. As instalações estão quase concluídas. Na parte estrutural, muitos equipamentos já chegaram. O terceiro grande projeto, que é a construção de uma nova Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). É um projeto estimado na ordem de 70 milhões de reais. O que existe de melhor e de mais moderno no mundo em telecomunicação para a área operacional estará compondo esta nova Ciops. Isto é uma realidade. O projeto executivo deve ser concluído até fevereiro próximo, pra que, a partir daí, seja orçado, licitado e construído até 2013.

Como a Segurança Pública do Estado do Ceará está se preparando para a Copa do Mundo de 2014?
A nossa Academia Estadual de Segurança Pública do Estado foi escolhida pela Secretaria Nacional Extraordinária de Segurança para ser um centro de formação regional de policiais para a Copa. Nela, serão treinados e qualificados profissionais da área do Estado do Ceará, como também, de outros Estados do Nordeste.

ARSENAL4,7 mil armas de fogo foram apreendidas pela Polícia neste ano, no Estado do Ceará, sendo a maioria delas encontrada nas mãos de pessoas envolvidas em assaltos e tráfico de entorpecentes

TROPA
3 mil policiais militares serão contratados pelo Estado nos próximos anos. No momento, um concurso já está com as inscrições abertas. Haverá contratação também de policiais civis e peritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário