sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Juiz da vara única do Júri de Caucaia, protesta em blog sobre falta de servidores

O juiz da Vara Única do Juri de Caucaia (Região Metropçolitana de Fortaleza), Michel Pinheiro, mandou carta para o Blog do Eliomar (abaixo), em tom de desabafo.
Ele reconhece esforços do Tribunal de Justiça em melhorar a prestação de serviços, mas lembra que a Região Metropolitana anda sofrendo e precisa de pessoal.
Eis a carta:
"Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará Desembargador José Arísio Lopes da Costa. Venho concluir o meu tempo de direção do Fórum de Caucaia com inescondível frustração.
Procurei ouvir, ouvir, ouvir… Decidi sempre ponderando as mais diversas opiniões. Sempre atendi as pessoas mais simples com a atenção que elas merecem. Instalamos a Coordenadoria de Mandados, mas o volume de mandados é enorme e os 9 oficiais de justiça não conseguem dar vencimento.
A Administração do Tribunal de Justiça resolveu o problema de distribuição de mandados de Fortaleza com muitos oficiais de justiça, mas se esqueceu da área metropolitana.
Caucaia tem 325 mil habitantes, o que torna 9 oficiais de justiça absolutamente insuficientes para as diligências determinadas pelos juízes.
Mas não posso culpar os oficiais de justiça, pois reconheço neles virtudes notáveis. Cumpriram mais de 7 mil mandados em um ano.
Confesso meu extremo cansaço. As reclamações da sociedade e dos juízes são diárias.
Acreditei que tinha forças para convencer o setor de gestão de pessoas do Tribunal de Justiça de que Caucaia deveria ter tratamento mais digno.
Estou ciente da carência de servidores, mas a solução deve ser dada o mais breve, sob pena de absoluta ineficácia do Judiciário local.
Peço perdão à sociedade pela nossa incapacidade de resolver os casos jurídicos com a velocidade desejada…
Presidi 49 julgamentos do júri em pouco mais de um ano, além de dezenas de audiências. Estarei sempre aberto para novas ideias.
Cordialmente, encerro a gestão com um pedido: agilize o recrutamento de servidores em adequada quantidade.
Faça isso pela dignidade das pessoas que buscam Justiça, já tão cansadas de ouvir sobre a morosidade dos processos judiciais."
Fonte: Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário