domingo, 25 de dezembro de 2011

Cinco mil vagas para capacitação no CE

A secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, firmou pacto com sete municípios do Ceará para receberem cinco mil vagas do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Brasil Sem Miséria) em 2012. Caucaia, Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Maracanaú e Sobral, que têm população superior a 100 mil habitantes, são as cidades beneficiadas com os cursos de capacitação e qualificação profissional do programa.

Os cursos são destinados a jovens e adultos, na faixa etária dos 18 aos 59 anos, em situação de pobreza, e inscritos nos Cadastro Único para Programas Sociais.

Serão ofertadas vagas para recepcionista, eletricista, pedreiro, encanador, garçom e padeiro, entre outros. Em janeiro começa a sensibilização e mobilização dos públicos envolvidos (participantes do Pronatec, empresários e parceiros. Nos meses de fevereiro e março começam as aulas e, nesse mesmo período, tem início também a pactuação das vagas para 2012, que no Ceará são mais de oito mil programadas, além das cinco mil definidas na última quinta-feira.
O Pronatec – Brasil Sem Miséria é uma ação de formação profissional voltada para beneficiários de programas federais de transferência de renda. O objetivo é capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 400 horas.
Os cursos são custeados pelo Governo Federal e disponibilizados inicialmente pelas pelas unidades dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário