Uma leoa de seis anos, 150 quilos e em boas condições de saúde, segundo Carla Sombra, chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ceará, finalmente ganhará uma casa nova. Ela começou a ser transferida ontem para o zoológico da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Segundo Carla Sombra, o animal é proveniente do zoológico Paraíso Perdido, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, que foi interditado em 2008 por prática de maus-tratos aos animais. Outra leoa terá o mesmo destino, enquanto um leão será encaminhado para a Associação Mata Ciliar, em São Paulo, encerrando um ciclo de quatro anos, período em que esses animais estiveram sendo tratados e monitorados pelo Cetas.
Mas o caminho até Belo Horizonte ainda será longo. A superintendência do Ibama no Ceará, com o apoio de parceiros, começou a transferência da primeira leoa ontem. Inicialmente, o animal foi conduzido por via aérea até a cidade de São Paulo, de onde partirá por via terrestre até o destino final na capital mineira. Todo o percurso será acompanhado por uma analista ambiental do Ibama (MG) e por um médico veterinário do zoológico de Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário