Centenas de pessoas unidas pelo ideal de maior qualidade de vida para as etnias nativas |
O Dia do Índio Tapeba, celebrado no dia 3 de outubro com um desfile dos membros das várias comunidades desta etnia cearense pelas ruas do Centro do município de Caucaia, transformou-se em moção de solidariedade aos mais de 1.500 representantes dos vários povos nativos que se encontram acampados na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF, mobilizados pela APIB-Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
Solidariedade contra a injustiça e pelos valores humanos |
A ação dos indígenas, que vem recebendo cada vez mais o apoio da população em diversos locais do Brasil, ganhou em Caucaia as cores e vozes dos integrantes da etnia, que, após a Marcha Tapeba, dirigiram-se a uma reunião da Câmara Municipal, excepcionalmente realizada no auditório do Grêmio Recreativo de Caucaia.
Orgulho de uma raça nordestina |
Lá, uma comissão Tapeba, junto ao coordenador regional da FUNAI, Paulo Barbosa, foi acolhida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Pessoa, que expressou todo o seu apoio à manifestação, bem como à demarcação da T.I. Tapeba, recentemente publicada no DOU-Diário Oficial da União.
Uma luta de gerações |
A cdade parou para ver o índio cantar seus valores |
"Vocês têm todo o apoio da Câmara Municipal de Caucaia", enfatizou o presidente Pessoa, que convidou a liderança Weibe Tapeba para utilizar a tribuna em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e, ainda, para retornar em outro momento, visando organizar uma homenagem aos indígenas e saber mais sobre a "nova demarcação do território do município de Caucaia".
União: expressão da pujança do Movimento Indígena |
Participaram da Marcha pela Resistência Indígena em Caucaia também membros das etnias Tabajara de Poranga, Anacé de São Gonçalo do Amarante, Tapuya-Kariri de São Benedito, Potyguara de Crateús, Pitaguary de Maracanaú, Jenipapo-Kanindé de Aquiraz, Tremembé de Itarema, São José e Buriti e Itapipoca, e outros, além ainda de representantes do Movimento Crítica Radical, do CDPDH-Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim.
Reunião da Câmara Municipal de Caucaia: apoio inconteste à manifestação Tapeba e à causa indígena |
(texto e fotos: Marco Krichanã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário