domingo, 29 de dezembro de 2013

Operação da DHPP captura 7


 Inspetores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em parceira com policiais civis de outras delegacias especializadas e policiais militares, prenderam sete adultos, sendo duas mulheres; e apreenderam um adolescente de 17 anos. Sete deles são acusados de homicídios motivados por cobrança e disputa territorial de tráfico de drogas na Praia do Futuro e no Município de Caucaia.

Os delegados deram entrevista coletiva ontem para detalhar as investigações que culminaram na prisão do grupo suspeito de várias mortes foto: Natinho Rodrigues 

Conforme as autoridades, dos sete detidos, o único que não tem envolvimento com o tráfico de drogas é o ex-soldado da Polícia Militar José Alberto Silva Nunes, 55. Ele foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado, pela morte do mecânico de automóveis Francisco Lucimário de Lima Pinheiro.

O crime ocorreu no dia 26 de março de 1996, quando o então policial militar teve uma discussão com o mecânico. Num acesso de raiva, Alberto Nunes sacou a arma e matou Lucimário Pinheiro. O julgamento ocorreu em 2012, entretanto o ex-PM permanecia solto. Ele foi capturado no bairro Dionísio Torres. Ultimamente, Alberto Nunes trabalhava como segurança de um condomínio residencial.

Drogas
A disputa pelo tráfico de drogas na Praia do Futuro resultou em duas mortes no interior do bar “Skina 7”, localizado na confluência das avenidas Dioguinho e Santos Dumont. No dia 13 de abril deste ano, David Sales de Souza, 25, foi assassinado a tiros. Em 18 de novembro, a vítima foi Ydo Kauã, 22.

As duas vítimas, de acordo com as investigações, estariam tentando dominar o tráfico de drogas na Praia do Futuro, deixando os traficantes mais antigos na área irritados. 

Os presos são José Anderson Silva dos Santos, 25, que é processado por porte ilegal de arma; Iracema Silva dos Santos, 42; e Francisca Májila Cruz, 19, que responde por tráfico de drogas. O menor foi encaminhado à Delegacia da Criança e do 
Adolescente (DCA). O titular da 4ª Delegacia da DHPP, delegado Leonardo Barreto, frisou que uma das vítimas desse bando foi assassinada com 17 tiros.

 Francisca Májila Cruz, 19, é acusada de envolvimento em assassinatos na Praia do Futuro foto: divulgação / José Anderson Silva dos Santos também foi detido sob suspeita de cometer dois crimes foto: divulgação 

Caucaia

Em Caucaia, na RMF, os policiais prenderam Francisco Cilas de Moura Araújo, 37, processado por três homicídios, formação de quadrilha e porte ilegal de arma; Marcos Rafael da Silva, 36; e Leonardo Chaves Gomes, 18. As investigações dos inspetores da DHPP, ainda em andamento, podem apontar Cilas Araújo como envolvido em 10 homicídios cometidos em Caucaia. “Todos esses crimes são motivados pela disputa pelo controle do tráfico de drogas” afirmou o delegado Luiz Carlos Dantas, diretor da DHPP.

Integração
O delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, lembrou que o êxito nas investigações deve-se à integração dos policiais da DHPP com o pessoal da DCA, Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e Delegacia de capturas e Polinter (Decap). 
Andrade Júnior destacou ainda que as investigações também são realizadas com a colaboração da Polícia Militar. 

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário