quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Caucaia receberá Centro de Iniciação ao Esporte

Três Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) serão construídos em Fortaleza. Parque Dois Irmãos (Regional VI), Pici (Regional III) e Bairro de Fátima (Regional IV) vão ganhar ginásio poliesportivo e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica, segundo a Prefeitura de Fortaleza.

A iniciativa das obras é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com o Ministério do Esporte. Segundo informações da Prefeitura, as obras custarão R$ 9 milhões.

O anúncio dos investimentos foi feito durante solenidade, no Ministério do Esporte, em Brasília, na última terça-feira, 10. De acordo com o secretário executivo da Secel, Carlos Campelo, os centros visam à descoberta de novos talentos, formar novos atletas e incentivar a prática do esporte em áreas mais carentes da Capital.

Nos centros serão praticadas as seguintes modalidades olímpicas: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Esgrima, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Lutas, Taekwondô, Tênis de Mesa e Voleibol. As modalidades paraolímpicas são: Esgrima em Cadeira de Rodas, Goalball, Halterofilismo, Judô, Tênis de Mesa e Voleibol Sentado. Além destas, apenas uma não olímpica entre as modalidades a serem praticadas, o Futebol de Salão. 

Seleção 

A escolha dos locais, a serem contemplados com as construções dos centros, foi feita através de um processo seletivo. As inscrições foram abertas no dia 4 de fevereiro e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

Em Fortaleza, no Bairro de Fátima, Av. Aguanambi, será construído o CIE Modelo I, um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.
Já no Parque Dois Irmãos, na Rua B, será implantado o Modelo II, um Ginásio Poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e quadra externa descoberta.
O bairro Pici terá receberá o Modelo III na rua Francisco Rocha, um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e estruturas de atletismo. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte. 

Além de Fortaleza, outras 12 cidades cearenses foram beneficiadas: Aquiraz, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá, Quixeramobim e Sobral.

Saiba mais

O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O projeto faz parte da qualificação da infraestrutura esportiva para os Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é aumentar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário