sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Paquistaneses e afegão são soltos de sistema prisional em Caucaia.

Os cinco paquistaneses e o afegão, que estavam presos na Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal (UPDAOBL), em Caucaia, foram soltos no início da noite desta sexta-feira, 9. O grupo, com idades entre 18 e 30 anos, foi levado à Pastoral do Migrante, na avenida Dom Manuel, em Fortaleza.

A advogada Amélia Coelho, que acompanhou o deslocamento dos estrangeiros, disse que eles estão bastante felizes e animados. “Eles estão bem melhores, pois estavam vivendo em condições insalubres, com uma alimentação ruim e uma água que nem potável era. Lá tinha carne de porco, que eles não comem pois é um pecado na religião deles", lembrou.

O grupo foi solto por volta das 18 horas, e apenas o brasileiro permanece preso, conforme o defensor público Alex Feitosa de Oliveira, da Defensoria Pública da União. Os estrangeiros foram interceptados pela Polícia Federal no dia 31 de agosto deste ano, juntamente com um brasileiro, quando iam embarcar, clandestinamente, para o Canadá.

  "Eles fugiam de seus países, a prisão não fazia sentido. E eles dizem que não sabiam que a quantia era para a segurança portuária como garantia do embarque", diz Alex. O habeas corpus foi concedido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, nesta sexta-feira, 9.

Segundo Amélia, alguns deles possuem cursos técnicos em engenharia elétrica e, assim, esperam poder conseguir um trabalho. “O mais novo tem 18 anos, talvez o único que não tem profissão”, informou. 

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário