quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ceará reduz homicídios; RMF apresenta crescimento de 59%

Após registrar um aumento de 15% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em agosto, o Ceará voltou a apresentar redução nos índices em setembro. O Estado contabilizou, mês passado, um total de 332 mortes violentas, que englobam casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O número é 2,6% menor em relação a igual período do ano passado, e 6,7% inferior ao do mês de agosto deste ano. Este foi o sétimo mês no ano em que foi registrada queda nas mortes. Apesar da redução, o Estado não bateu a meta de 6% estipulada.
Os dados foram apresentados ontem pelo governador Camilo Santana durante a reunião de monitoramente do programa “Em Defesa Pela Vida”, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com o balanço, a maior redução foi observada no Interior Norte, que registrou 57 assassinatos em setembro. O índice é 23% inferior a igual período de 2014, quando foram computados 74 crimes, e 3,3% menor que agosto, que somou 59.
A Capital fechou setembro com uma redução de 13% em relação ao nono mês de 2014 e 16% em comparação com agosto. Foram 134 CVLIs no mês passado, contra 154 em setembro do último ano. Em agosto, Fortaleza registrou 160 vítimas.
Avaliação
Para o governador Camilo Santana, os resultados obtidos no Estado podem ser considerados positivos. O gestor ressaltou, contudo, que os trabalhos devem continuar de forma intensa e integrada. “O trabalho na segurança pública é permanente. Não temos muito tempo nem para comemorar, nem para lamentar. É preciso trabalhar integradamente, com inteligência, e articulação”, afirmou Santana.
Na contramão do Estado, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou aumento de 59% nos CVLIs do mês. Foram 70 crimes em setembro deste ano, contra 44 em 2014. Os municípios do Interior Sul também registraram um acréscimo nos crimes. Naquela Região, no último mês, foram computadas 71 mortes, contra 69 em igual período do ano anterior. É um acréscimo de 2,9% no índice.
Para Camilo Santana, o impasse relacionado ao ingresso de presos nas delegacias favoreceu às regiões apresentarem resultados ruins. “Houve uma redução muito grande nos índices da Região Metropolitana de 2013 para 2014. Agora, tivemos alguns problemas nas delegacias e presídios do Estado e ficamos acima. Algumas determinações judiciais fizeram com que os presos deixassem de ir para os presídios e fossem para as delegacias. Com isso, as unidades ficaram abarrotadas. Cada vez que acontece isso, são policiais que saem das ruas e vão para as delegacias para garantir a segurança. Mas acho que isso são questões pontuais, que serão resolvidas”, justificou o governador.
De acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Carlos Ribeiro, os municípios que mais registraram mortes violentas foram Maracanaú e Caucaia. “Realmente tivemos um acréscimo em relação a 2014. A cidade que mais preocupa é Caucaia, que registrou 11 homicídios. Mas acho que com as novas operações que estamos implantando vamos conseguir reduzir neste mês e fechar o último trimestre do ano dentro da meta”, projetou o coronel.
Acumulado
No acumulado, de janeiro a setembro deste ano, o Ceará registrou 2.965 mortes violentas. Se a comparação for feita com os três primeiros trimestres do ano anterior, quando foram computados 3.304 casos, o Estado conseguiu reduzir 10,3% no índice de CVLIs, superando, inclusive, a meta de 6% estabelecida.
A maior redução nesse período foi em Fortaleza, que passou de 1.526 assassinatos em 2014, para 1.239 neste ano, chegando a 18,8% de queda.
Já no Interior Sul, onde foram iniciadas em setembro as ações da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Batalhão de Divisas, houve uma alta de 2,5%, aumentando de 649 mortes em 2014, para 665 neste ano.
O Interior Norte também registrou, até setembro, um aumento de 2,1%, saindo de 486 no ano passado para 496 no atual período.
Sem cortes
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, aproveitou o momento da divulgação para reiterar que o Governo do Ceará manterá os investimentos nas ações da Pasta. “Dentro de todas as dificuldades (financeiras), o Estado tem mantido atenção para a Secretaria de Segurança, mesmo com os cortes no orçamento. Estamos fazendo um planejamento naquilo que necessitamos, para chegarmos no ano de 2018, quando encerra o governo, dentro daquilo que planejamos”, comunicou.
Delci Teixeira também desmentiu rumores sobre cortes nas gratificações extras pagas pelo Governo como bonificação pelos resultados do programa “Em Defesa Pela Vida”. O secretário afirmou que todo o programa permanece inalterado.
“Eu orientei a todos os chefes de comando que quaisquer dúvidas podem nos procurar. Não existe absolutamente nada de mudanças no programa “Em Defesa Pela Vida”. Isso são situações que são plantadas, de que o Governo vai acabar com o programa. Não há nada de discussão sobre isso. Se mantém todo o programa, pois é algo que vem dando resultados”, enfatizou o titular da SSPDS.
(Colaborou Valdir Almeida)
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário