sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Indígenas lembram luta dos povos Tapeba no Ceará

Em meio a avanços e recuos na luta pelo direito à terra indígena, os povos Tapeba constroem uma história de resistência às violações de direitos humanos em Caucaia (a 15 km de Fortaleza), no Ceará. É essa história que será lembrada na Marcha de Resistência, programada para o próximo sábado, dia 3 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Caucaia. Neste dia é comemorado também o Dia do Índio Tapeba.


A área indígena de 5,8 mil hectares tradicionalmente ocupada pelos Tapeba está delimitada, mas ainda não reconhecida e demarcada. Mais de sete mil Tapeba vivem em 17 comunidades dentro do território. Segundo eles, a área original era de 36 mil hectares.

A marcha lembrará as violações sofridas em mais de 30 anos de luta, o que inclui criminalização, ameaças e mortes de algumas lideranças, além da invasão da terra indígena por posseiros. Todos os anos, ela é realizada no dia em que morreu o cacique Vitor Tapeba, uma data marcante para a comunidade. Guerreiro, o cacique foi pioneiro na luta pela demarcação e pela manutenção da cultura Tapeba.

Criada em 1985 com o apoio da Pastoral Indigenista, a Acita (Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia) tem atuação fundamental para a retomada da terra indígena. A associação debate com a sociedade civil o histórico de lutas e resistências dos povos Tapeba. Até a década de 1980, o Ceará era dado pelos registros da Funai e por levantamento de antropólogos e missionários como um dos estados brasileiros em que não existiam mais índios.

A luta pela preservação da identidade protagonizada pelos povos Tapeba fez com que a presença indígena no estado deixasse de ser ignorada. Hoje, há o reconhecimento de que cerca de 30 mil indígenas vivem no estado, divididos entre 14 povos. “Somos um povo que reassumiu a resistência indígena no Ceará. O povo Tapeba recuperou isso”, diz Weiber Tapeba, presidente da Acita. Além da Pastoral Indigenista, o apoio de universidades ajuda no processo de retomada de território e da identidade.

Constituição

De acordo com a Constituição Federal, os povos indígenas detêm o direito originário e o usufruto exclusivo sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Mesmo assim, povos indígenas em várias regiões do país enfrentam diversas violações na luta pela terra.

Fundo Brasil

Em quase dez anos de atuação, o Fundo Brasil, que apóia a Acita, já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras. A entidade trabalha para dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado.

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário