segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estudante relata falta de energia durante prova do Enem em Caucaia

Denise Vitoriano Silva, 25 anos, fez a prova do Enem, neste fim de semana, na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), em Caucaia, 15,8 km de Fortaleza. No sábado, 25, a sala de prova ficou cerca de 1 hora e 18 minutos sem energia, diz ela. Apesar do tempo ter sido estendido, ela acredita que os alunos foram prejudicados.

"Eu usei todo o meu tempo, mas só soube que o tempo perdido pela falta de energia ia ser compensado porque perguntei, fui atrás. Mas tinha gente lá fora reclamando que nem sabia", explicou ao O POVO Online. A estudante, que cursou Física e agora espera conseguir uma vaga no curso de Administração, disse que a primeira queda de energia foi registrada no início das provas, quando os fiscais ainda entregavam os cadernos.

"Teve uma oscilação e disseram que foi na avenida inteira, que a Coelce ia restabelecer logo, mas acabou durando uma hora. Depois, já no final do tempo, ficou no escuro de novo por cerca de oito minutos", completa Denise. Para ela, o que atrapalhou mais foi o susto. "As salas estavam escuras, mas continuamos fazendo a prova. Mas a pessoa fica abalada psicologicamente".

O POVO Online procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anício Teixeira (Inep), mas ainda não obteve resposta.

Suspeitas
O POVO Online recebeu denúncias sobre uma suposta violação dos envelopes das provas, no Centro de Humanidades da Uece. O responsável pela aplicação das provas negou a informação, mas explicou que era terceirizado e não poderia falar oficialmente sobre o boato.

Uma mensagem enviada ao O POVO Online também apontava o desabamento de parte do teto da Escola São João Batista, durante a realização do Enem, em Cedro. A coordenadora da escola, Isabel Bitu, afirma que "isso não houve de forma alguma". A coordenadora de aplicação da prova na unidade, Maria Nogueira, também desconhecia o episódio.

Redação O POVO Online

2 comentários: