sábado, 10 de outubro de 2015

TJCE estuda criação de vagas de juiz

Está em análise no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a criação de pelo menos cinco novas vagas para juízes auxiliares. Os magistrados deverão atuar nas cinco Varas do Júri já existentes na Corte, responsáveis pelo julgamento dos crimes dolosos contra a vida, que incluem os homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte). A informação foi divulgada ontem durante a primeira reunião do comitê permanente de acompanhamento de ações e projetos do Pacto por um Ceará Pacífico, no Palácio da Abolição.

A reunião foi comandada pelo governador Camilo Santana e contou com a presença da presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale. “Salvar vidas no Estado do Ceará - essa é a grande meta. Um trabalho articulado, com ações pactuadas e a participação dos três poderes e da sociedade. Esse é o grande foco”, disse Camilo.

Na última quarta-feira, 7, Camilo criticou a decisão do titular da 1ª Vara de Execução Penal e corregedor dos Presídios e Estabelecimentos Penitenciários da Comarca de Fortaleza, juiz Luís Bessa Neto, que restabeleceu medida que condiciona a entrada de um preso no sistema carcerário à saída de dois. Questionada se existe a intenção de reverter a decisão, Iracema do Vale disse apenas que os poderes Executivo e Judiciário estão “conversando”.

De acordo com o governador, a próxima reunião do comitê, que vai se reunir mensalmente, será no dia 13 de novembro. Na ocasião, a desembargadora Adelineide Viana deve apresentar a proposta de criação das vagas aos membros do comitê. “Caso seja aprovada pela Corte, a medida permitirá que os processos sejam julgados de forma mais rápida. Vamos avaliar pra que, no próximo encontro, a gente traga esse projeto para a apreciação dos componentes do Ceará Pacífico”, adiantou.

Segundo a magistrada, em janeiro do próximo ano, tomarão posse 79 juízes aprovados em concurso público. A ideia é que, com a nomeação, magistrados de instâncias intermediárias sejam promovidos a auxiliares das Varas do Júri. (Thiago Paiva)

Saiba mais

O programa Pacto pelo Ceará Pacífico foi lançado no dia 7 de agosto. Ele tem o objetivo de construir uma cultura de paz a partir de ações pactuadas, como as audiências de custódia e a lei que determina a contratação de presos em regime semiaberto, aberto e livramento condicional, e aos egressos do sistema penitenciário em contratos do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário