terça-feira, 14 de junho de 2016

IMAC presente no Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental”.

Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia – IMAC, através de Elano Damasceno, presidente, esteve presente no Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” promovido pelo Instituto Brasil Solidário – IBS em parceria com o Instituto Samuel Klein e Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA. Voltado para educadores, secretários, gestores, líderes comunitários, prefeitos, vereadores e interessados em Educação Ambiental e política pública, o Seminário aconteceu dia 13 de junho no Hotel Gram Mareiro na Praia do Fururo.
O Evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais como o indiano Surya Prakash Chandak – Expert em gestão de resíduos e oficial sênior no Centro Internacional de Tecnologia Ambiental do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP – United Nations Environment Programme). Dentre os diversos temas, foram abordados os desafios para implantação de coleta seletiva municipal e apresentados cases e soluções para a gestão dos resíduos; técnicas para a construção da conscientização ambiental a partir da escola além de discutir as políticas ambientais do estado do Ceará.
O Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” teve como objetivo atingir educadores, gestores e sociedade civil da região metropolitana, além do município e parceiro Caucaia, e propagar a conscientização ambiental por meio de workshop com especialistas ao lado de oficinas de diversos temas como: construção de espaços ecológicos com material reaproveitado; técnicas de bioconstrução e uso de energias renováveis e geração de renda com reutilização de materiais recicláveis, entre outras.
O Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis para o Futuro” que tem como case de sucesso o LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar) responsável por reciclar 100% dos resíduos da área urbana de Crateús através da colocação de coletores nas escolas. A coleta do material depositado nos “Eco pontos” é feita pelos veículos da prefeitura, sem custos extras para o município, uma vez que já fazem este percurso normalmente e está integrada à coleta municipal pela Associação Recicratiú
imac

Nenhum comentário:

Postar um comentário