sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Planalto Caucaia: Prefeito prestigia inauguração de ginásio poliesportivo

O prefeito Naumi Amorim prestigiou nesta quinta-feira (24/8) a inauguração do Ginásio Poliesportivo Salomé Lima Caetano. O equipamento pertence à Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Vicente Arruda, no bairro Planalto Caucaia. Ele participou da cerimônia a convite do titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Idilvan Alencar.
Naumi classificou o espaço como “um presente que o povo de Caucaia está ganhando”. Segundo ele, a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado tem sido constante na Educação e em diversas outras áreas. “A gente sabe que Caucaia precisa de mais quadras como essa. E a gente sempre quer mais. Mas o governador [Camilo Santana] tem olhado para o nosso povo”, disse.
A importância da manutenção de uma boa relação entre os moradores do entorno e a escola também foi destaque na fala do prefeito. “Esse ginásio não é só dos alunos. É de toda a comunidade. Vocês precisam e devem ocupar isso aqui. Por essa quadra, não devem passar só jogos de futebol. Podem e devem passar os eventos que a população quer”, afirmou Naumi.
O desejo do prefeito foi reforçado pelo secretário Idilvan Feitosa, que revelou enxergar no esporte uma saída contra o retrocesso. “Toda escola é uma antes e uma depois do ginásio. Porque o ginásio é o lugar que o aluno mais gosta. Aqui pode ter casamento, aniversário e o que a comunidade quiser”. De acordo com Idilvan, o Governo tem outros 53 ginásios para inaugurar nos próximos meses.
Diretor da EEFM Vicente Arruda, o professor Francisco Tássio Monteiro Lima destacou o empenho de várias gerações de funcionários da escola para o sonho do ginásio poliesportivo virar realidade. Ele comemorou o fato de mesmo antes de as obras serem finalizadas o lugar já sediar projetos comunitários. “E isso acontece com a gente compreendendo a juventude como categoria social, com a participação ativa dos jovens. Esse protagonismo é indispensável.”
A trajetória de devoção ao ensino da educadora que dá nome ao espaço também foi lembrada na inauguração do equipamento. Tanto por professores quanto por familiares. Salomé Lima Caetano lecionou na escola por mais de duas décadas. “Ela foi um modificador social. Em cada um que ela tocou, a vida não foi mais a mesma. Que essa quadra faça a diferença na vida das pessoas como minha tia e madrinha fez a diferença na vida de tanta gente”, frisou o sobrinho da professora, Gedeão Lima.
Representando os alunos, o presidente do Grêmio Estudantil disse que o ginásio será uma extensão das vivências da comunidade do Planalto Caucaia. “Fomentar o protagonismo juvenil é fundamental para o exercício da cidadania. Mas essa quadra não pertence só aos estudantes. Ela é da comunidade. Esse espaço é de todos nós! Cuidemos dele. Porque é a realização de um sonho”, sintetizou Carlos Freire.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário