sábado, 6 de março de 2021

Câmara discute implantação de programa de modernização de acesso a informação

 


Com o intuito de favorecer a modernização da informatização dos trabalhos da casa legislativa, os parlamentares da Câmara de Caucaia levantaram planos de parceria com o Senado Federal para a implantação do Interlegis. Trata-se de um programa de ações que fortalece o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas.

O presidente da câmara, vereador Dr. Tanilo, confirmou ida à Brasília e o interesse do Executivo e Legislativo em alinhar informações com o Senado sobre o uso do sistema e os benefícios deste para a Câmara de Vereadores de Caucaia, afim de que se possa implantar o programa em um futuro próximo.

“O Interlegis permite que a população possa acompanhar o andamento das discussão dos projetos e auxilia também na transmissão remota das sessões. Com esse sistema, o acesso à informação será fortalecido e a população poderá ver em detalhes, todos os nossas lutas e o andamentos dos nossos projetos”, defendeu o vereador Weibe Tapeba sobre a importância do Interlegis.

Os vereadores defenderam a necessidade de alinhar medidas que incentivem à maior informatização dos trabalhos da casa, em paridade com as mudanças trazidas na sociedade com a pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores já dispõe de uma atuação forte no meio digital, com a divulgação dos principais trabalhos de todos os vereadores através das redes sociais como Instagram, além do site oficial com notícias atualizadas, informações sobre projetos, transmissão ao vivo das sessões pelo canal do Youtube, dentre outros.

O Interlegis foi criado em 1997 e é o braço do Senado Federal para a modernização e integração do Legislativo brasileiro. As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente pelo programa para as câmaras municipais possibilitam a criação de portais na internet para as casas; o armazenamento de sistemas, além da identificação .Leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo.

Câmara reduz número de sessões por semana

O presidente Dr. Tanilo aproveitou para anunciar a decisão de suspender temporariaente a realização das sessões da câmara nas terças-feiras, havendo apenas a realização de uma sessão semanal às quintas-feiras, em cumpimento às medidas de contenção da disseminação do coronavírus SARS-CoV2, causador da Covid-19. Portanto, as próximas sessões ocorrerão na quinta-feira próxima, dia 4, e posteriormente no próximo dia 11 de março.

Por Thomas Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário