O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve  divulgar, ainda nesta terça-feira (25), os gabaritos oficiais do Exame  Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os candidatos que participaram das  provas no fim de semana vão poder ter uma noção do desempenho. Apesar  disso, o resultado final atingido só poderá ser obtido em janeiro,  quando forem publicados os boletins individuais.
Isso porque a  metodologia utilizada no Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), tem  um esquema complexo para avaliar as habilidades de cada candidato e não  depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos  vestibulares tradicionais, mas, sim, do nível de dificuldade de cada  item.
“Difícil” e “Fácil”
Uma questão que  teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem  mais peso na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos  são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do  candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número  de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo do nível de  dificuldade de cada uma dessas questões.
Na TRI não existe uma  pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir. A exceção é  Redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a  1000. A partir das notas obtidas pelos participantes, o Inep constrói  uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu  desempenho com o dos demais estudantes. Essas informações também são  divulgadas com os boletins individuais.
Em 2010
No  ano passado, por exemplo, a nota mínima em matemática foi 313,4 e a  máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1 pontos. Em  ciências humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1 pontos. Na  prova de ciências da natureza, os desempenhos variaram entre 297,3 e  844,7 pontos.
Leia mais:
Cadernos de prova do Enem estão disponíveis para consultas na internet
Mais de 78 mil candidatos não compareceram ao 2º dia de prova do Enem no Ceará
Com informações da Agência BrasiLeia mais:
Cadernos de prova do Enem estão disponíveis para consultas na internet
Mais de 78 mil candidatos não compareceram ao 2º dia de prova do Enem no Ceará
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário