quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Entenda como a nota do Enem é calculada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve divulgar, ainda nesta terça-feira (25), os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os candidatos que participaram das provas no fim de semana vão poder ter uma noção do desempenho. Apesar disso, o resultado final atingido só poderá ser obtido em janeiro, quando forem publicados os boletins individuais.
Isso porque a metodologia utilizada no Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), tem um esquema complexo para avaliar as habilidades de cada candidato e não depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares tradicionais, mas, sim, do nível de dificuldade de cada item.
“Difícil” e “Fácil”
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir. A exceção é Redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir das notas obtidas pelos participantes, o Inep constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. Essas informações também são divulgadas com os boletins individuais.
Em 2010
No ano passado, por exemplo, a nota mínima em matemática foi 313,4 e a máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1 pontos. Em ciências humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1 pontos. Na prova de ciências da natureza, os desempenhos variaram entre 297,3 e 844,7 pontos.

Leia mais:
Cadernos de prova do Enem estão disponíveis para consultas na internet
Mais de 78 mil candidatos não compareceram ao 2º dia de prova do Enem no Ceará
Com informações da Agência Brasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário