quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sebrae mapeia cadeias produtivas em torno da siderúrgica

Em 2012, um desafio para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi lançado: a instituição planeja mapear os negócios que podem ser instalados e gerados no entorno das áreas onde serão instaladas a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Refinaria Premium II. A refinaria será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), numa área que engloba os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Para 2012, o superintendente citou três desafios: além do mapeamento, a inovação e a internacionalização das empresas.
“Estamos num momento de investimentos no Ceará. Por isso, contratamos um especialista em fazer mapeamento de cadeias produtivas”, afirmou o superintendente do Sebrae, Carlos Cruz. O especialista para organizar o mapa de cadeias produtivas já foi contratado. Os negócios podem ser instalados antes mesmo da conclusão das obras. Isso porque serviços como farmácia, exemplificou o superintendente, podem ser necessários durante o processo de construção.
Além dessa meta, Carlos Cruz apresentou investimento de R$3,6 milhões até 2014 em capacitação de micro e pequenas empresas, incluindo empreendedores individuais, visando a Copa do Mundo. Um dos investimentos deste ano, que alcançou R$1,2 milhão foi na avenida Monsenhor Tabosa. “Desde maio nos reunimos com os lojistas para levar a melhor técnica de venda e gestão. Vamos promover a disseminação das lojas para outros lugares”, pontuou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário