sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Contrato de US$ 4,3 bi para construção da Siderúrgica é assinado nesta sexta-feira

O governador Cid Ferreira Gomes (PSB) assinou nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, o contrato no valor de US$ 4,34 bilhões para a construção da siderúrgica no Pecém. A CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), é uma joint venture entre a Vale, com 50% de participação, a Dongkuk Steel Mill, que detém 30%, e a Posco, com 20%.
A sul-coreana Posco anunciou nesta sexta-feira (16) que havia assegurado a encomenda para construir o empreendimento em território cearense.
Participaram também da solenidade de assinatura os representantes legais da Vale, da Dongkuk e da Posco. A assessoria adiantou ainda que na próxima semana um evento no Pecém será realizado para divulgar oficialmente a assinatura do termo.
A siderúrgica, que terá uma produção anual e 3 milhões de toneladas, está prevista para ser construída em 2015 no Ceará.

Terraplenagem

De acordo com matéria publicada pelo Diário do Nordeste na última semana, as atividades foram iniciadas em 1º de agosto último. O terreno da CSP conta atualmente com 85 hectares terraplenados, área correspondente a 50% dos 169 hectares que compõem o setor III do empreendimento.

Nesse trecho, serão instalados os equipamentos mais importantes da siderúrgica, que são os autoforno e a aciaria, local onde se dá processo de transformação do ferro gusa ou sucatas em diferentes tipos de aço.

Segundo a direção da CSP, essa área estará totalmente plana em 31 de março próximo. Antes, porém, ainda em fevereiro de 2012, deverão começar a ser implantadas as primeiras estacas de sustentação das instalações civis.

Os setores I, II e IV, com 89, 111, e 130 hectares, respectivamente, serão terraplenados em seguida. Nas obras estão empregados 170 pessoas, sendo 85% de mão de obra recrutada no próprio Estado, nos municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

A direção da CSP garante ainda, que o cronograma do empreendimento está em dia e que a usina entra em operação em 2015. Na primeira fase, a siderúrgica irá produzir três milhões de toneladas de aço, tudo para exportação

Nenhum comentário:

Postar um comentário