quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Segurança divulga esquema de policiamento

O efetivo vai trabalhar em Fortaleza e na Região Metropolitana. Profissionais da segurança pública vão se reunir em assembleia amanhã e decidir sobre paralisação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o esquema de policiamento para o Réveillon 2012. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, serão 1.982 profissionais trabalhando em regime de plantão, com PMs, bombeiros, agentes da AMC e guardas municipais. No litoral cearense, serão mais 50 viaturas e 473 policiais, que devem se concentrar nas cidades de Fleicheiras, Jericoacoara e Camocim (litoral oeste); e Beberibe, Morro Branco e Canoa Quebrada (litoral leste).

Está marcada para amanhã - às 16 horas, no ginásio poliesportivo da Parangaba - uma assembleia de profissionais da segurança pública. Nela, a categoria pode decidir pela paralisação, o que afetaria o esquema de segurança da virada de ano.

O comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias, descarta essa hipótese: “Nós acreditamos na responsabilidade de cada PM com a sociedade. Greve é um vocábulo que não existe na Polícia Militar”. O governador Cid Gomes não se pronunciou sobre o assunto.

Para o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aprospec), o capitão e deputado estadual Wagner Sousa (PR), a tendência da categoria é de decidir pela paralisação.

O presidente da Associação Nacional dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (Anaspra), Pedro Queiroz, informa que a categoria pede um aumento de 80% nos vencimentos, dividido em três anos. Segundo ele, o impacto do aumento seria de menos de 1% na folha de salário do Estado. Como o regimento militar proíbe as greves, a categoria já se prepara para as consequências da decisão.

Represálias

Os presidentes da Anaspra e da Aprospec denunciam que o governo iniciou as represálias contra os participantes da manifestação no dia 17 de dezembro, quando o governador foi cercado por policiais militares e bombeiros. “O comandante do Corpo de Bombeiros foi colocado na parede, para que punisse quem participou da manifestação. Ele acabou exonerado, porque não percebeu nenhuma irregularidade”, afirma Wagner.

O coronel Joaquim Neto substituiu, na segunda-feira (26), o coronel Josileno Vitoriano. O secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, nega retaliação. “A troca de comando nos Bombeiros não tem vinculação com as medidas reivindicatórias”. Segundo o Governo, o novo comandante está mais ligado às ações de defesa civil, um perfil procurado pela SSPDS.

Bezerra afirma que um número reduzido de militares participou da manifestação. Os que forem identificados, serão punidos conforme o regimento. (Geimison Maia).


ENTENDA A NOTÍCIA
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou o esquema de policiamento do réveillon 2012. Para amanhã (29), está marcada uma assembleia dos profissionais de segurança, que podem decidir pela greve. SSPDS também antecipa balanço parcial de 2011.

SAIBA MAIS
Números de 2011

A SSPDS divulgou um balanço parcial dos números da violência no Ceará.

Homicídios: queda de 3%;


Apreensão de armas: aumento de 45,63%;

Apreensão de drogas
Maconha : subiu 718%;
Cocaína: subiu 261%;
Crack: subiu 302%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário