terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estatística e Geografia

  Base Cartográfica Digital

A base cartográfica digital do Estado do Ceará corresponde ao mapeamento na escala 1:100.000, elaborada a partir da vetorização das cartas topográficas SUDENE, as quais tiveram levantamento aerofotogramétrico realizado no ano de 1969 e apoio de campo nos anos de 1970 e 1971. Atualizações de elementos cartográficos foram realizadas na década de 1990. Através da base cartográfica tem-se uma visão regional do território cearense, identificando-se elementos hidrográficos, vias de acesso, localidades, altimetria, etc.
Base Cartográfica dos Municípios do Pólo Ceará Costa do Sol

A Base Cartográfica dos Municípios do Pólo Ceará Costa do Sol foi concluída no ano de 2008, sendo gerada através de um levantamento aerofotogramétrico almejando a elaboração de ortofotocartas na escala 1:20.000 para a área dos municípios e na escala 1:2.000 para as sedes municipais e distritos. Fazem parte do Pólo Ceará Costa do Sol os municípios de Acaraú, Amontada, Aquiraz, Barroquinha, Camocim, Caucaia, Chaval, Cruz, Granja, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trari e Viçosa do Ceará.

Ceará em Mapas Interativos
O Ceará em mapas Interativos trata-se de um Sistema de Informações Georreferenciadas para internet (SIG-WEB), gerado a partir de software livre, capaz de realizar consultas e análises utilizando dados georreferenciados e cartográficos, tais como: imagens de satélite, fotos aéreas, mapas de indicadores socioeconômicos, vias de acesso, rios, localidades, equipamentos, etc. Utilizando o sistema o usuário pode fazer consultas aos dados e informações georreferenciadas, modificar os mapas gerados bem como salvar os mesmos em diversos formatos de arquivo, sendo assim um sistema interativo.
Ceará em Mapas

O Ceará em Mapas é composto de informações georreferenciadas e espacializadas para os 184 municípios cearenses, abordando aspectos ligados a informações político-administrativas, fisiográficas, demográficas, infra-estruturais, sociais e econômicas; permitindo o conhecimento e também o aprofundamento da análise sobre os mais variados aspectos da realidade cearense.
Mapas Municipais

O IPECE é o órgão do Governo do Estado responsável pela gestão dos limites municipais do Estado do Ceará. Desta forma, apresentam-se os mapas municipais dos 184 municípios cearenses em formato PDF. Estes mapas foram produzidos a partir vetorização da Cartas Topográficas da SUDENE compatível com a escala de 1:100.000.
Imagens Municipais

Trata-se das imagens dos municípios disponíveis no sistema Ceará em Mapas Interativos, com zoom de acordo com os limites dos respectivos municípios. O satélite usado foi a Landsat 5, RGB 543. A partir do sistema o usuário pode consultar e analisar os dados georreferenciados, bem como imprimir o mapa elaborado no formato PDF.

Estatística

Anuário Estatístico do Ceará

O Anuário Estatístico do Ceará é um documento produzido desde 1985, onde são agregados dados e informações sobre as características geográficas, demográficas, sociais e políticas do Estado, bem como dados sobre a economia e finanças.
Ceará em Números

A publicação tem como propósito, fornecer uma síntese do atual cenário do Estado do Ceará nas mais diversas dimensões tais como: educação, saúde, trabalho e rendimento, infra-estrutura, desenvolvimento econômico etc.
Perfil Básico Municipal

Uma visão panorâmica sobre os diversos aspectos dos 184 municípios que compõem o Estado do Ceará. O documento está organizado em cinco temas envolvendo aspectos geográficos, sociodemográficos e culturais, infra-estrutura, economia e finanças e poder local.
Perfil Básico Regional

Apresenta uma coletânea de indicadores para as oito macrorregiões de planejamento criadas pela lei complementar nº 12.896 do ano de 1999, e para a Região Metropolitana do Cariri, que compõem o Estado do Ceará, possibilitando uma abordagem regional no planejamento de políticas públicas. São abordados temas envolvendo aspectos geográficos, sociodemográficos, infra-estrutura, economia e finanças.
Apresenta de forma rápida e sucinta um comparativo dos maiores e menores municípios cearenses em relação a indicadores das áreas de demografia, saúde, educação, infra-estrutura e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário