domingo, 25 de dezembro de 2011

Unidade gestora do Complexo do Pecém aprovada

Uma unidade gestora irá administrar todas as ações a serem tomadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O projeto de criação dessa espécie de "prefeitura" da região, encaminhado pelo governador Cid Gomes, já foi aprovado pela Assembleia Legislativa, e a estrutura já poderá começar a ser montada.

De acordo com a mensagem do governo, a medida foi tomada "tendo em vista a necessidade de se instituir um modelo de gestão para o Cipp e áreas do entorno, objetivando proporcionar o planejamento e organização adequados para a instalação de novas indústrias, bem como a transferência ou ampliação de empreendimentos já estabelecidos e ampliação ou criação de empresas, na área do complexo, de importância ímpar para o desenvolvimento do Estado do Ceará".

Presidência

Será escolhido um presidente para a Unidade Gestora, que também formará o conselho juntamente com os representantes de diversas secretarias de Estado, como as pastas de Infraestrutura, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Planejamento e Gestão, Segurança Pública e Defesa Social, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Desenvolvimento Agrário, Saúde, Educação e Casa Militar.

Além destes, participará o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Cede), o Procuradoria Geral (PGE), Conselho de Gestão e Políticas de Meio Ambiente (Conpam) e representantes das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. A Unidade terá que propor um Plano Básico de Ação (PBA), executá-lo e, anualmente, propor um plano operacional. A mensagem aprovada também define que esta "prefeitura" terá que "propor ao Poder Executivo a realização de convênios, ajustes ou acordos com entidades oficiais, federais e municipais e instituições públicas ou privadas de pesquisa e ensino, com vistas à integração de programas a serem por estes desenvolvidos nos Municípios e nas áreas de influência do Cipp, especialmente com a finalidade de desenvolver a indústria e empresas locais e assegurar o desenvolvimento regional sustentável".

Benefícios

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, a Unidade Gestora recém-criada permitirá pensar a região não mais de um modo municipal, mas integrado, permitindo a potencialização dos benefícios a serem trazidos com os novos empreendimentos a serem implantados na área.

"Há uma disposição dos dois prefeitos, de São Gonçalo e Caucaia, que entendem que essa região não pode pensar de forma isolada", comenta.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário