sábado, 28 de janeiro de 2012

Homem que atirou contra fórum é transferido para Caucaia

Aldir Furtado foi preso em flagrante por ter atirado contra o fórum de Guaraciaba do Norte. Segundo a Polícia Civil, ele atirou contra gabinete do juiz da comarca. Advogado de defesa diz que o tiro foi contra o chão.
O homem preso na última quinta-feira (26) por invadir o fórum de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, e atirar contra o prédio foi transferido ontem para a Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Adalberto de Barros Leal (CPPL de Caucaia).

O comerciante do ramo de imóveis Aldir Furtado Lopes foi preso em flagrante e autuado, entre outros motivos, por disparo em via pública, ameaça e dano ao patrimônio público. A transferência foi autorizada pela Justiça da cidade para evitar que Aldir dividisse cela com os homens acusados de assaltarem e, em seguida, sequestrarem a família do comerciante. A soltura do suposto mentor intelectual do ato teria sido o motivo para Aldir ter atirado contra o fórum.

Segundo a polícia da cidade, Aldir atirou pelo menos três vezes em direção ao gabinete do juiz. Ninguém saiu ferido. Na versão do advogado de defesa, Ronkaly Paiva, Aldir atirou em direção ao chão, como forma de demonstrar revolta. “Ele estava transtornado. Hoje (ontem) completa um mês exato do dia do sequestro dos filhos”, detalha Paiva. Ainda de acordo com ele, Aldir teria tentado convencer o juiz a não conceder o benefício de soltura ao dito mentor intelectual do crime.

Segundo a Polícia Civil de Guaraciaba do Norte, Aldir foi preso próximo à delegacia, com uma escopeta calibre 12. Foi preciso atirar contra os pneus e o tanque do carro onde ele estava para deter o acusado.

Solidariedade e repúdio

Em nota, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) prestaram solidariedade ao juiz e aos funcionários da comarca de Guaraciaba do Norte. A ACM repudiou o que qualifica de “ignominiosa violência contra a liberdade e independência do Poder Judiciário”.

A ACM cobrou do TJ-CE o cumprimento da resolução 104, do Conselho Nacional de Justiça, que determina a instalação nos fóruns criminais de detectores de metais, câmeras de vigilância e controle de acesso.

A assessoria de imprensa do TJ-CE informou em nota que estão sendo adotadas medidas para o cumprimento da resolução. Segundo o órgão, o processo de licitação foi concluído e o Tribunal já assinou contrato para instalação de dispositivos de segurança em unidades específicas do Judiciário estadual. “Em breve serão dotadas de cercas elétricas, cercas espirais, centrais de alarme, centrais de alarme com CFTV (câmaras de vídeo) e sensores”, detalha a nota.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Revolta contra a soltura de acusados de assalto e sequestro teria motivado comerciante a atirar contra o fórum. Associação Cearense de Magistrados contabiliza mais de 10 invasões contra fóruns nos últimos meses no Estado

Serviço

Delegacia de Guaraciaba do Norte
Endereço: Rua Laurentino de O. Memória, nº 6, Centro
Fone: (88) 3652.2001
Outras informações
www.policiacivil.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário