terça-feira, 24 de janeiro de 2012

INSS pode suspender concurso

Uma ação na Justiça pode encerrar com os sonhos dos candidatos inscritos para as 1.875 vagas de técnico e perito do seguro social do INSS.

É que a Defensoria Pública da União em Sergipe (DPU/SE) impetrou uma ação civil pública pedindo a nomeação dos 1.500 aprovados no último concurso realizado pelo órgão, em 2009, além da manutenção do concurso já aberto para médico perito.

Segundo a Defensoria, o INSS "fere os princípios da eficiência e da economia" ao realizar um concurso antes de convocar os aprovados no outro, aumentando os gastos do dinheiro público e prejudicando quem aguarda a nomeação há mais de dois anos.

A princípio, o concurso de 2009 teria validade de dois anos e, se assim fosse, já teria seu prazo de validade expirado, no entanto, uma decisão judicial obrigou o órgão a prorrogar o certame por mais dois anos, devido à carência de funcionários. O INSS recorreu da decisão, mas ela ainda não foi julgada pela Justiça Federal.

Caso a ação seja julgada procedente, o novo concurso poderá ser suspenso por tempo indeterminado. A seleção teve o prazo de inscrições encerrado no dia 11 de janeiro de 2012.

As vagas foram distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No Ceará, são ao todo 119 oportunidades, sendo quatro para perito médico e 115 para técnico, apenas em municípios do Interior do Estado.

O importante é o candidato manter o ritmo de estudos em busca da aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário