quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quatorze novas UPAs têm recursos liberados

Quatorze novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) do Ceará tiveram recursos liberados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado na última terça-feira, 24, após reunião em Brasília, na Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Todas elas serão instaladas no Interior.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), as UPAs se diferenciam dos postos de saúde por dois motivos: elas funcionam 24 horas por dia, inclusive nos feriados e fins de semana; e os pacientes podem ficar em observação no local por no máximo 24 horas. Dependendo da avaliação dos médicos, eles podem ser liberados ou encaminhados a um hospital. As UPAs também podem atender a casos de urgência, incluindo o primeiro atendimento para infarto ou AVC.
Um total de 12 UPAs estão com as instalações prontas, além de uma já inaugurada e em funcionamento há um mês em Maranguape. Mais três municípios da Região Metropolitana, Eusébio, Caucaia e Horizonte, ainda neste semestre estarão com as UPAs inauguradas e abertas para a população, assim como as quatro construídas em Fortaleza e outras cinco no Interior, localizadas em São Benedito, Canindé, Pentecoste, Crateús e no Pecém. Na capital, as novas unidades de saúde ficam nos bairros Praia do Futuro, Canindezinho, Coaçu e Henrique Jorge. 
A localização das 14 novas UPAs será discutida nesta quinta-feira, 26, às 9h, na Secretaria da Saúde do Estado, em reunião com secretários municipais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário