sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Idosa com Alzheimer procura os parentes em Caucaia.

Cabelos curtos e grisalhos. A pele sofrida contrasta com o sorriso corriqueiro em seu rosto. Os olhos cativantes e meigos são capazes de arrancar a simpatia e comoção até mesmo dos mais sérios. Com uma estatura que não ultrapassa os 1,65 cm, acaba se tornando grande ao embalar o ambiente com seu canto afinado. Este é o perfil de uma senhora, de cerca de 80 anos, que se perdeu de seus parentes, e, atualmente, engrossa a lista de pessoas perdidas na Capital.

Ela foi encontrada em situação de rua, no bairro Conjunto Ceará, e acolhida por uma moradora da região, mas acabou sendo encaminhada ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). No momento, encontra-se abrigada na Casa de Passagem.

Em avaliação realizada no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), foi constatado que ela sofre do Mal de Alzheimer em grau elevado. Diz que se chama Maria da Conceição Silva, mas não possui documentação e não sabe seu endereço. Outra informação importante é que a senhora sempre fala o nome do bairro Araturi, em Caucaia, e repete as palavras Daiane, Davi, e Denílson.

A cabeleireira Mariana Machado, 44, foi quem a encontrou, ainda em dezembro, e a abrigou em sua casa por cerca de um mês. Segundo ela, a idosa estava em situação precária, apenas com a roupa do corpo e suja.

Conforme a assistente social Lígia Girão, a Casa de Passagem recebeu a senhora no dia 9 de janeiro. Ela está sempre calma e sorridente, além de conversar e cantar muito. Sua rotina é tranquila, mas requer atenção especial 24 horas. "Ela não tem autonomia, precisa de auxílio direto para tomar banho e se alimentar", afirma Lígia.

A Casa de Passagem é uma unidade da Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e oferece abrigo temporário para pessoas adultas, de ambos os sexos, em situação de risco. No ano de 2011, 231 pessoas foram recebidas na Casa de Passagem.

No momento, a unidade acolhe 11 pessoas. Dentre os serviços oferecidos, estão atendimento socioassistencial, atividades socioeducativas e ajuda para localizar parentes.

Mais informações
Quem tiver qualquer informação sobre Maria da Conceição Silva deve entrar em contato com a Semas por meio do telefone
(85) 3105.3489

Nenhum comentário:

Postar um comentário