segunda-feira, 10 de abril de 2017

100 dias: Prefeito acompanha trabalho de novos médicos e entrega 4 ambulâncias ao município

Dando continuidade à agenda pública de prestação de contas dos primeiros 100 dias de gestão, o prefeito Naumi Amorim visitou, na tarde desta segunda-feira (10/4), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Paulo Pontes, no bairro Jurema. Ao lado dos secretários de Saúde e Governo, Moacir Soares e Erika Amorim, ele foi acompanhar de perto o trabalho dos novos médicos do posto. Os profissionais fazem parte da primeira turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Caucaia. 

Além da UBS da Jurema, outras três unidades também foram contempladas. Os médicos já estão atendendo desde a última segunda-feira (3/4). Eles foram lotados nos postos Antônio Jander Machado, Joaquim Braga e Pedro Gabriel de Oliveira, nos bairros Araturi, Planalto Caucaia e Parque Leblon. No total, são dez médicos residentes e cinco preceptores, responsáveis por orientar a especialização destes profissionais. Inédita no município, a Residência é resultado de convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola de Saúde Pública do Estado (ESP) e a Secretaria de Saúde de Fortaleza. 

Depois de visitar as instalações da UBS, que agora tem equipe reforçada com os novos profissionais, a comitiva seguiu para o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR) para outro momento especial. Lá foi feita a entrega de quatro novas ambulâncias que estarão à disposição da população. 

O município contava apenas com duas ambulâncias. Elas serão encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ainda não dispunha de automóveis. Outro carro ainda deve chegar ao longo da próxima semana, totalizando, assim, cinco novos veículos para remoção e transporte de pacientes em estado de emergência. Dois destinados ao Hospital Municipal e os três demais ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha.

Os carros foram adquiridos a partir de emendas parlamentares do período em que o prefeito foi deputado estadual. "A gente entrega hoje este presente para a população. Este equipamento serve principalmente para as pessoas mais necessitadas. Nós vamos continuar avançando e investindo mais na Saúde. Esse dinheiro já estava liberado e o prefeito anterior não usou porque não quis. Nós quisemos, usamos e vamos melhorar a vida dos pacientes”, declarou Naumi, enquanto fazia a entrega simbólica das chaves à direção do HMAGR. 

Para o secretário de Saúde, a gestão chega ao centésimo dia de trabalho com conquistas que merecem ser comemoradas. “Aqui no Hospital, nós quase dobramos o número de atendimentos. O mesmo aconteceu na UPA e na Maternidade Santa Terezinha, que fazia, em média, 125 partos e, neste mês de março, fez 252 partos”, informou Moacir Soares.

A novidade surpreendeu quem passou pelo entorno da unidade. "Vai ser algo muito bom. Só duas era muito pouco. Com essas quatro ambulâncias, vai ser ótimo pra Caucaia”, comemorou a jovem Josiane da Costa. 

Enquanto aguardava o atendimento da amiga dentro do Hospital, a dona de casa Conceição Andrade não perdeu a oportunidade de elogiar: "Quem precisava, tinha que arranjar um carro pra trazer o doente. Agora vai mudar muita coisa."

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário