terça-feira, 18 de abril de 2017

Saúde: combater a dengue, a zika e a chikungunya é missão sua também

A Prefeitura de Caucaia tem mobilizado centenas de agentes de endemias e carros fumacê para combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya na cidade. Mas conter o Aedes aegypti é missão também da população. É preciso estar atento para não deixar surgir em casa ou no trabalho pontos de acúmulo de água.

Esses pontos precisam ser eliminados mesmo que sejam muito pequenos porque o mosquito reproduz-se até em água suja acumulada numa tampinha de refrigerante, por exemplo. Mesmo que o fiscal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tenha aplicado remédio em ralos e outros espaços da sua casa ou que o fumacê tenha borrifado inseticida, é fundamental esvaziar depósitos, pneus e quaisquer outros objetos que possam guardar água.

Nem o recipiente atrás da geladeira ou da máquina de lavar roupa está livre de ser criadouro do Aedes aegypti. As calhas também devem estar sempre limpas, especialmente nesse período de intensas chuvas em todo o Ceará. Tonéis e caixas d'água devem ser vedados com tela apropriada. Garrafas devem ser viradas de cabeça para baixo. Lixeiras devem estar sempre bem tampadas.

Quer cultivar plantas em casa? Não há problema algum. Atente apenas para o risco da água no vaso e substitua por areia. E há espécies que, pelo formato, acumulam líquido (bromélias e babosas, por exemplo). Fique de olho nelas e esvazie-as.

Os potes de água para animais devem ser limpos rotineiramente com uma escova ou bucha para a eliminação efetiva de eventuais ovos postos pela fêmea do mosquito. Também é importante cobrir a piscina e a banheira de hidromassagem, além de submetê-las a manutenções periódicas.

Se precisa usar lona para cobrir objetos, deixe-a bem esticada. Caso contrário, você favorecerá o acúmulo de água. Salões de festas, banheiros e copa não podem ser deixados de lado. Todo canto é canto para o mosquito se reproduzir.

Com todo mundo ajudando e fazendo a sua parte, as estatísticas de caucaienses doentes vai diminuir. Consequentemente, os atendimentos nas unidades de saúde, em especial na UPA, vão ser bem mais ágeis. No boletim epidemiológico mais recente emitido pela SMS, o município registrou 65,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Foram notificados até agora 1.537 casos suspeitos de dengue, dos quais 233 foram confirmados, 57 descartados e 882 ainda estão sob investigação. No tocante à chikungunya, os casos suspeitos foram 1.757 – tendo sido 455 confirmados, 122 descartados e 1.180 ainda em investigação.

As populações do Parque Soledade, Primavera e Itambém devem reforçar ainda mais o combate ao mosquito da dengue, pois foram os bairros com mais ocorrências: 108, 88 e 64, respectivamente. Já quanto à chikungunya, destacam-se Parque Soledade (225), Capuan (113) e Itambé (95).

Somente no primeiro ciclo de fumacê deste ano, a Prefeitura de Caucaia percorreu 31 localidades. O segundo ciclo está em andamento. Mais de 72 mil imóveis em diversos bairros já foram visitados e mais de 10 mil peixes distribuídos gratuitamente para acabar com as larvas do mosquito.

Ainda no primeiro ciclo domiciliar, mais de três mil quarteirões de Caucaia receberam serviços de borrifação de inseticida – seja por máquinas costais, com agentes a pé, ou carros fumacê. Trinta abrigos de ônibus foram monitorados, 250 prédios públicos foram inspecionados e 1.500 metros de tela foram utilizados na vedação de tanques e caixas d'água.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário