domingo, 25 de março de 2018

População lota o Grêmio na manhã de serviços do Projeto Xodó

A Prefeitura convidou e o povo atendeu ao chamado. Uma multidão lotou o Grêmio de Recreio e Estudos, no Centro de Caucaia, na manhã deste sábado (24/3). Moradores de todas as regiões do município testemunharam o começo de um novo tempo com o lançamento oficial do Projeto Xodó, mobilização da Prefeitura e da sociedade civil para a cidade ganhar o Selo Unicef.
Entre sorrisos e muitos serviços, crianças, jovens e adultos aproveitaram a manhã de serviços ofertada por todas as secretarias municipais. Foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, emissão de cartão do SUS, exposição itinerante sobre o mosquito da dengue, aplicação de flúor, pintura de rosto e maquiagem, corte de cabelo e apresentações artísticas.
Quando o carro de som passou anunciando o evento, o filho mais novo de Dona Diomar do Nascimento Monteiro, moradora do Parque Soledade, logo pediu para que a manhã do sábado fosse todo dedicado ao Grêmio. “Fiz o almoço até mais cedo para poder trazer ele e as primas”, declara.
Sobre as atividades ligadas ao Selo Unicef, ela acredita que os serviços trazem mais cidadania para população. “Vim direto para o parque infantil com meu filho e as sobrinhas. Depois vou aproveitar e emitir o cartão do SUS deles”, afirma.
Mãe de quatro filhos, a dona de casa Emanuela da Silva, moradora do Parque Soledade, aproveitou os serviços para vacinar os dois filhos, tirar dúvidas no Balcão do Empreendedor e receber orientações jurídicas. “Estou achando ótima esta ação porque às vezes não temos tempo durante a semana. Já vacinei eles contra o HPV e depois vou levar para brincarem um pouco”, revela.
Vindo do Guagiru, seu José Silva Carneiro, de 57 anos, soube do evento na sexta-feira (23/3), enquanto fazia o cadastro biométrico eleitoral no posto do TER. “Peguei um panfleto com as informações e me interessei”, explica. Ele não perdeu tempo. Mediu a glicemia, aferiu a pressão e em seguida foi para o setor de vacinação. Sobre a ação, acredita que “traz benefícios para população além de sensibilizar a todos os participantes para uma vida mais saudável.”
A estudante Najela da Silva Barroso mora no Planalto Caucaia e aproveitou as apresentações culturais para se divertir e aprender mais. “As culturas envolvidas nos espetáculos enriquece e faz refletir sobre a vida”. Já a também estudante Tamires Rodrigues achou a manhã enriquecedora por conta das atrações culturais. “Assistir às apresentações ajuda até em nossas disciplinas na escola”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário