sexta-feira, 15 de março de 2019

Ações inclusivas são discutidas no projeto “Portas Abertas”

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nessa quarta-feira (13/3) o segundo encontro de desenvolvimento do projeto “Portas Abertas para a Inclusão”. A reunião contou com a presença de gestores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais de Educação Física e técnicos da SME. O objetivo é produzir e disponibilizar conhecimento sobre educação inclusiva, desde a Educação Infantil até os últimos anos do Ensino Fundamental.
Os profissionais cadastrados participam de um curso organizado em sete módulos. A formação permite que o participante faça seu próprio percurso formativo a partir de temas como acessibilidade, legislação, estratégias pedagógicas e atividades físicas inclusivas. Ao final, há um módulo exclusivo de projeto, onde o cursista precisa desenhar, de forma prática, uma intervenção para sua escola.
Para a coordenadora de Programas e Projetos da SME, professora Andrea Herculano, “em momentos como esse, podemos tirar dúvidas em relação à plataforma e ao alcance do projeto, socializar ideias e trocar experiências, o que é fundamental na construção de uma sociedade inclusiva que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas.”
“O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular: as necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são únicos. Modelos de ensino que pressupõem homogeneidade no processo de aprendizagem geram exclusão. O ambiente heterogêneo amplia a percepção dos estudantes sobre pluralidade, estimula a empatia e favorece as competências intelectuais”, acrescenta Andrea Herculano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário