quinta-feira, 21 de março de 2019

Assembleia Legislativa celebra dez anos de atividade do Samu 192

Os dez anos de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) foram celebrados em sessão solene, nesta quinta-feira (14/03), no Plenário 13  de Maio da Assembleia Legislativa. Com mais de 1,2 milhão de atendimentos realizados  e de 700 mil pessoas salvas, a homenagem ao Samu pelo relevante trabalho prestado à sociedade foi uma  iniciativa do deputado Guilherme Landim (PDT).
Para o parlamentar, a chegada do Samu ao Ceará e, em especial, em Brejo Santo – cidade da qual foi prefeito – foi um “divisor de águas”. Guilherme Landim lembrou que, antes de o município ser contemplado com o serviço, a população chegava aos hospitais em condições precárias e, às vezes, sem possibilidade alguma de salvamento ou minimização de sequelas.
“Tenho certeza de que, em pouco tempo, vamos ver realizado o sonho de cobrir todas as regiões do estado com esse serviço que, volto a dizer, chegou ao Ceará para ser um divisor de águas”, destacou.
Já o deputado Jeová Mota (PDT) também ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelo atendimento móvel de urgência e informou que começou a tramitar na AL um projeto de lei que contempla a região Norte do estado com o serviço do Samu. “Espero que, no 11º ano de comemoração, já possamos dizer que, na nossa região, vamos ter vários postos do Samu para atender a população”, projetou.
O diretor geral do Samu Ceará, João Vasconcelos Sousa, destacou que, em 10 anos de  atividades, o Samu realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos e salvou mais de 700 mil pessoas no Ceará. “O Samu hoje está incorporado ao povo brasileiro e à politica nacional de saúde. É uma instituição que só tem a crescer”, afirmou. João também agradeceu o governador Camilo Santana pelo apoio irrestrito à instituição. “Vejo muito nele uma luta grande para tornar esse estado economicamente bem distribuído, socialmente mais justo e politicamente mais democrático”, pontuou.
O secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia, comentou sobre as inovações realizadas pelo serviço e ressaltou que o Samu Ceará é o único, em todo o Brasil, que implantou o uso do trombolítico, medicação que ajuda na assistência dos pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, para ajudar a desobstruir a artéria causadora do infarto. “Com isso, conseguimos salvar vidas, porque muitos pacientes, sem esse medicamento, não chegam vivos ao hospital, e aqueles que sobrevivem têm menos sequelas cardíacas em virtude disso”, salientou.
Ex-profissional do Samu, o médico e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Daniel Lima, parabenizou todos os “samuzeiros” por se disporem a “doar a vida para salvar vidas”. “Isso é o que tem de mais louvável em relação a uma profissão: é se dispor para o próximo e salvar aqueles que mais precisam, no momento mais crítico desses pacientes”, elogiou.
Foram homenageados o diretor geral do Samu 192/Ceará, João Vasconcelos Sousa; o secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia; o Batalhão de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros; a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); a Polícia Militar do Estado do Ceará; a Polícia Rodoviária do Estado do Ceará (PRE/CE) e a Polícia Rodoviária Federal do Estado do Ceará (PRF/CE).
Também receberam homenagens médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e técnicos de atendimento de regulação médica que fazem parte do Samu Ceará.
Participaram da solenidade, ainda, o deputado estaduail Nezinho Farias (PDT); o superintendente da PRF/CE, Maykel Rosal Lopes; o relações públicas do batalhão da PRE/CE, major Rubens; e o coronel Willian Rodrigues, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário