sexta-feira, 29 de março de 2019

Postos de Caucaia ofertam vacina contra meningite


Como forma de prevenir a meningite em Caucaia, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), oferta vacina contra a doença em todas as 46 salas de imunização do município. A aplicação é gratuita e tem como público-alvo, conforme determina o Ministério da Saúde, crianças com idade entre três meses e cinco anos incompletos, além de adolescentes de 11 a 14 anos.
Existem diversas medidas que podem garantir a prevenção da meningite. Acompanhar rigorosamente o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma delas. Para isso, é necessário que a população acompanhe os registros do documento vacinal que apresenta a sistematização das vacinas incluindo as contra a meningite.
Em 2010, a vacina Meningocócica C foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização. “Ela protege contra o sorogrupo C que hoje é o responsável pela maioria dos casos da doença meningocócica. Atualmente o SUS disponibiliza essa vacina para crianças nas faixas etárias de três meses a menores de cinco anos e para adolescentes de 11 a 14 anos. Todas as 46 salas de vacina de Caucaia têm a vacina para imunizar os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, informa o coordenador de Imunização da SMS, Luiz da Silva. Além da Meningocócica C, as salas de vacina do município disponibilizam também a vacina Pneumocócica 10 valente.

A DOENÇA
A meningite é uma doença do sistema nervoso altamente contagiosa. Ela pode ser diagnosticada como: viral, causada por vírus; bacteriana, causada por bactéria; fúngica, causada por fungos; medicamentosa, causada por medicamentos; carcinomatosa, causada por câncer; inflamatória, causada por doenças inflamatórias. Todos os tipos apresentam sintomas semelhantes. A principal diferença está na rapidez e na intensidade com que o quadro evolui.
As meningites virais e as bacterianas são as mais comuns, sendo aquelas que podem causar surtos e epidemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário