quinta-feira, 21 de março de 2019

Plataforma vai qualificar e facilitar a tomada de decisões da SMS

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu convite para implantar o projeto Gissa, uma plataforma em nuvem que disponibiliza a diversos stakeholders da gestão do sistema municipal de saúde informações contextualizadas e em tempo responsivo, visando qualificar e facilitar o processo de tomada de decisões.
Com o sistema, o gestor poderá atuar de maneira assertiva, utilizando-se das novas bases de dados e a conexão com mecanismos de predição e detecção de contexto (Inteligência Artificial). “Com o apoio do prefeito Naumi, o município será piloto do projeto que vai beneficiar a população com estratégias que terão foco na melhor qualidade de vida assistida no âmbito da saúde”, avalia titular da SMS, Moacir Soares. 
O município servirá de prova de conceito, que está em fase empírica de adaptação, coleta, avaliação e monitoramento, pelo período de quatro meses. O intuito é comprovar os benefícios e os resultados que a plataforma Gissa é capaz de promover na saúde pública, agregando eficiência ao processo de trabalho.
A solução faz isso através da coleta de dados que já estão presentes em bases obrigatórias para todos os municípios. Após a coleta dos dados, os mesmos são processados e agregados e, em seguida aplicados mecanismos inteligentes, disponibilizando dashboards, relatórios e alertas para os usuários, tanto via web quanto em apps mobile. 
O projeto é desenvolvido pela Avicena, uma startup cearense que desenvolve e comercializa tecnologias de gestão inteligente para a saúde. Sua proposta é aplicar técnicas e conceitos de Governança Inteligente e Inteligência Artificial para tornar efetiva a tomada de decisão nos sistemas de saúde, desde o cidadão paciente ou cuidador, passando por profissionais de saúde e chegando aos gestores.
Para exemplificar, “citamos uma inferência de risco clínico e social para óbito materno e infantil, que devido à integração dos sistemas, operado pela plataforma, permite que o gestor e seus colaboradores possam agir com mais resolutividade e maior eficiência”, explica a startup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário