quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Caucaia encerra 2019 sem casos de sarampo; Ceará soma 9 ocorrências

Caucaia encerra 2019 sem o registro de casos de sarampo. Após ocorrências serem confirmadas em diversos estados do Brasil, inclusive no Ceará, que até o momento soma nove infecções, duas campanhas nacionais de imunização foram realizadas.
“Trabalhamos fortemente com nossas equipes e agimos reforçando o abastecimento das salas de vacinação das Unidades de Saúde. O resultado foi uma cobertura além da preconizada pelo Ministério”, ressalta o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.
Na primeira fase da campanha, ocorrida em outubro, cerca de 800 crianças foram vacinadas. Na segunda fase, realizada em novembro, indivíduos de 20 a 29 anos foram o foco da imunização. Este ano, até o momento, Caucaia já aplicou 11.214 doses de vacina contra o sarampo, atingindo a cobertura vacinal de 95,09%. Segundo a SMS, a cobertura vacinal era de 62,45% em junho deste ano.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), os nove casos de sarampo confirmados este ano no Ceará foram nos seguintes municípios: Fortaleza (5), Jaguaribe (1), lcó (1), Itarema (1) e Cruz (1). Das pessoas afetadas, oito são homens e uma é mulher.
No Brasil, 13.489 mil casos e 15 mortes decorrentes da doença foram confirmados este ano. São Paulo e Paraná lideram em número de casos.
O Ministério da Saúde considera o sarampo uma doença potencialmente grave, sobretudo quando atinge crianças menores de cinco anos de idade.
A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. “A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. Precisamos da conscientização dos pais em levar seus filhos às unidades de saúde para imunicação”, finaliza Moacir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário