segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

TJCE conclui instalação do processo eletrônico em 100% das comarcas

A partir desta sexta-feira (13/12), todas as comarcas do Poder Judiciário estadual funcionam 100% virtualizadas, após a conclusão da implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) eletrônico no Estado. A ferramenta agiliza o trâmite das ações, beneficiando, principalmente, o cidadão que busca solucionar suas demandas. A digitalização processual faz parte do Programa Celeridade e Produtividade da atual Gestão.
O presidente da Comissão de Informática do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Tarcílio Souza da Silva, destaca a importância da iniciativa. “Ter todo o processo digitalizado já deixa o Ceará em condição diferenciada em relação ao país, ou seja, o Tribunal acompanha a modernidade e tem a tecnologia da informação como ferramenta essencial a sua atividade.”
O desembargador acrescenta ainda que o Tribunal poderá utilizar o sistema para auxiliar determinadas comarcas que necessitam de apoio a fim de dar celeridade à tramitação dos processos.
Para a secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal, Denise Olsen, “é uma grande inovação para o Judiciário ter todos os processos novos ingressando de forma digital porque gera maior agilidade”.
VANTAGENS
Se comparado ao procedimento físico, o tempo médio de tramitação é reduzido, no mínimo, três vezes. Outra vantagem é a quebra da barreira geográfica porque facilita para advogados, já que não precisam se deslocar até a comarca onde tramita a ação.
Além disso, os magistrados podem acessar os autos e proferir decisões sem precisar estar no fórum ou Tribunal de Justiça. Através de senhas, as partes também acessam processos de suas casas. Também permite a redução de custos com papel, proporciona transparência e simplifica as rotinas de trabalho de servidores.
Veja no vídeo a evolução da implantação do processo eletrônico nas comarcas do Ceará.

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário