terça-feira, 26 de outubro de 2021

CPAP: tecnologia não-invasiva reduz em mais de 50% intubação de bebês no HRN

 

A médica neonatologista do HRN Renata Freitas aponta que o CPAP auxilia na respiração, traz mais conforto respiratório, evita a sedação e estimula o desenvolvimento dos pulmões. “O próprio bebê controla a respiração e a pressão do pulmão fica mais próxima do normal”, detalha. Como a criança permanece consciente durante o tratamento, o uso da tecnologia possibilita também uma aproximação entre mãe e bebê, além de uma recuperação mais rápida da criança.

Sem intubação

Raynan, filho da agricultora Vanda Paula de Maria, 33, nasceu no HRN no dia 7 de julho, prematuro de 26 semanas e 5 dias. Ainda na sala de parto, o bebê recebeu a colocação do CPAP – que o ajudou a não precisar ser intubado. A criança passou 86 dias internada na Neonatologia do hospital, tendo passado pela Utin, Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco) e de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca).

Vanda lembra que esperava ansiosamente pela recuperação do filho. “Agradeço a todos do Hospital Regional desde a Utin, Ucinco e Canguru pelo acolhimento e pela segurança que me passaram. Obrigada pelo carinho, atenção que tiveram com meu filho e comigo. Só tenho a agradecer a Deus, primeiramente, e ao Hospital Regional por salvar a vida do meu pequeno milagre, como eles falam. A palavra é gratidão”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário