segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza curso gratuito de adestramento de equinos

 

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caucaia (SDR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Caucaia, realiza o curso de Doma Racional. Entre os dias 20 e 23 de outubro, cerca de 12 participantes aprendem técnicas modernas de adestramento de equinos.

De acordo com Amauri Batista, engenheiro agrônomo da SDR, uma capacitação como essa proporciona um grande conhecimento para fazendeiros e profissionais autônomos: “Com a nova legislação em relação à vaquejada, se exige uma performance maior por parte do profissional evitando os danos causados pela atividade. E aí tem que se trabalhar de uma forma mais profissional, ou seja, respeitando o animal.  Com esse curso, além de novas técnicas para exercer sua atividade, os participantes também poderão multiplicar esse conhecimento dentro do município. Em Caucaia existem muitos aras onde uma mão de obra como essa é frequentemente demandada”, disse.

A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural, uma série de cursos e palestras realizados pela SDR em benefício da população da zona rural. O  objetivo é desenvolver a formação e a profissionalização da comunidade rural do município. Inseminação artificial de bovinos, curso de elaboração de projetos rurais em parceria com o Banco do Nordeste, foram algumas das capacitações já realizadas. Casqueamento corretivo em bovinos, bovinocultura de leite, manejo de ordenha, tratorista e avicultura são os próximos. A expectativa da SDR é beneficiar um público de mais de 300 pessoas até o final desse ano. “São cursos extremamente valiosos para quem trabalha no dia a dia do campo, totalmente gratuitos que podem geram emprego e renda, além de agregar conhecimento e competitividade à produção rural do nosso município”, completa Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural. “No início do próximo ano a SDR abrirá novas vagas com uma nova relação de cursos para 2022”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário