quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Plenário dos Órgãos Colegiados e Secretaria-Geral ganham placas em homenagem a membros falecidos

 


O Plenário dos Órgãos Colegiados e a sala da Secretaria-Geral da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, ganharam placas em homenagem ao procurador de Justiça José Wilson Sales e ao promotor de Justiça Guido Furtado Pinto, respectivamente. A cerimônia de aposição das placas ocorreu na manhã desta quarta-feira (27/10) e contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados falecidos, além de outros membros e servidores do Ministério Público.  

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu a presença dos familiares e amigos dos homenageados e fez um discurso emocionado sobre os dois membros que dão nome aos espaços da nova sede da PGJ. “A partir de hoje, esses nomes serão lembrados para sempre. Farão parte da memória e da história do Ministério Público de forma ainda mais concreta. Temos muito a agradecer a dedicação e o empenho do procurador de Justiça José Wilson Sales e ao promotor de Justiça Guido Furtado Pinto ao MP e ao povo cearense”, disse.  

Num gesto de carinho, os familiares dos dois membros homenageados receberam um buquê de flores das mãos do procurador-geral de Justiça.  

Plenário dos Órgãos Colegiados 

A placa em homenagem ao procurador de Justiça José Wilson Sales foi descerrada pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; pela esposa e filhos dele; pela irmã, promotora de Justiça Lilian Albuquerque Sales de Lucena; e por outros familiares e amigos. No discurso de agradecimento, a irmã lembrou a trajetória do homenageado no Ministério Público e a dedicação dele à família. O filho, Bruno Lucena Sales, também recordou com emoção a memória do pai e agradeceu a lembrança de imortalizar o nome dele no Plenário dos Órgãos Colegiados do MPCE.  

O procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior ingressou como membro do Ministério Público em agosto de 1984, como titular da Promotoria de Justiça de Trairi. Em dezembro de 2009, foi promovido por merecimento ao cargo de Procurador de Justiça, onde assumiu a 36ª Procuradoria de Justiça. Em novembro de 2010, a pedido, foi removido para a 18ª Procuradoria de Justiça, com atuação na área criminal. Ao longo de 37 anos de serviços prestados ao MPCE, atuou em várias Promotorias de Justiça do interior e da capital. Foi coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR) e do Núcleo de Processos Administrativos Disciplinares (NUPAD). Foi eleito para o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público e esteve como conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público em diversos mandatos. Na Associação Cearense do Ministério Público, ocupou os cargos de 1º Vice-Presidente e membro do Conselho Superior. Faleceu no dia 30 de maio de 2021. 

Secretaria-Geral 

A sala da Secretaria-Geral é dedicada à memória do promotor de Justiça Guido Furtado Pinto. A família foi representada pela nora, Mary Lúcia Andrade Correia, e pelo neto, Guido Andrade Correia Pinto. Em seu discurso, Guido Andrade agradeceu a homenagem e destacou que, apesar de não ter conhecido o avô, tem ciência do quanto ele foi um promotor dedicado à atividade ministerial e um bom pai, esposo e genro. 

Guido Furtado Pinto ingressou no Ministério Público em 13 de abril de 1962 para o cargo de Promotor de Justiça de 1ª Entrância da Comarca de Farias Brito. No interior do Estado, foi titular das Comarcas de Tianguá, Camocim, Lavras da Mangabeira e Itapipoca. Em Fortaleza, foi titular da 8ª Vara Criminal. Atuou no Conselho Penitenciário do Estado do Ceará. Exerceu as funções de secretário da Procuradoria Geral de Justiça e de diretor do Departamento de Administração Geral da PGJ. Foi assessor do Procurador-Geral de Justiça, assessor do Corregedor-Geral do Ministério Público e assessor da Coordenadoria Executiva do DECON. Faleceu no dia 03 de outubro de 1990. 


mpce

Nenhum comentário:

Postar um comentário