segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Comarca de São Gonçalo do Amarante realiza testes de Covid-19 antes de sessão presencial do júri

 


A 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante, distante 58 km de Fortaleza, retomou as sessões presenciais do Tribunal Popular do Júri, nesta quinta-feira (14/10). Para isso, foram tomados os cuidados necessários à prevenção da disseminação da Covid-19. Antes do início da sessão, todos os participantes, desde magistrado a jurados, realizaram testes e foram orientados a usarem máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento permitido.

“”Retornar com as atividades do júri, de forma hídrica, no atual cenário da pandemia de Covid-19, nos traz um sentimento de esperança em dias melhores. Estamos tomando todos os cuidados necessários e seguindo todas as orientações sanitárias, tais como a testagem dos jurados e auxiliares, uso de máscaras, face shield, dispenses de álcool em gel, distanciamento social e materiais descartáveis. Assim, o processo judicial tem o seu impulso necessário e todos os envolvidos presencialmente na realização do júri ficam protegidos e seguros”, explicou o titular da Unidade, juiz César de Barros Lima, que conduziu os trabalhos.


 

A sessão do júri julgou um caso de tentativa de homicídio. O réu, que está recolhido no Instituto Psiquiátrico Estênio Gomes (no Município de Eusébio), continuará no local, pelo prazo mínimo de dois anos, para tratamento psiquiátrico. O interrogatório do acusado e testemunhas ocorreu pelo sistema de videoconferência.

A 1ª Vara de São Gonçalo realizará ainda mais oito júris populares até o fim do ano. Os serviços presenciais e semipresenciais foram liberados após a diminuição do número de casos de Covid-19 no Estado. Em Fortaleza, os trabalhos foram retomados em julho.

FIQUE POR DENTRO
O Tribunal do Júri ou júri popular tem a finalidade de julgar crimes intencionais (dolosos), tentados ou consumados, contra a vida: assassinatos (homicídios e feminicídios, por exemplo), aborto ou participação em suicídio. O acusado é condenado pelos jurados (pessoas da comunidade).

 

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário