quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudo comprova eficácia nas escolas

Para falar de impostos com crianças e adolescentes todos os meios são válidos. “Palestras, materiais didáticos, glossário de termos, atividades em sala de aula, videogames educativos, portais na Internet, vídeos, peças de teatro, músicas, paródias, cordéis, poesias e outras manifestações artísticas, todas enfocando o tema educação fiscal”, diz Ana Beatriz Granjeiro, autora da monografia Programa de educação fiscal para crianças e adolescentes: um estudo em Fortaleza e Caucaia, que constatou bons resultados dos programas para a conscientização de crianças e adolescentes no exercício da cidadania.

O trabalho da mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e premiado no IV Prêmio Sefin, verificou a contribuição dos programas, sob a ótica dos próprios participantes dos programas de educação fiscal.

Os resultados da pesquisa mostraram que 89% dos pesquisados acreditam que os referidos familiares possuem um entendimento bom ou razoável sobre o assunto, enquanto 11% revelam que seus familiares não possuem qualquer entendimento sobre o tema em questão”, diz a bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ressaltando que esse foi o entendimento dos estudantes entrevistados.

Para ela, a educação fiscal e financeira, nas escolas públicas e privadas, com certeza ajuda na formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.”Um dos problemas relativos ao emprego da educação fiscal encontrados foi a não continuidade das ações. A atuação dos professores neste processo é de absoluta necessidade para que o programa tenha ótimos resultados”, comenta.

Na avaliação da estudiosa, o mais importante é que sejam organizados programas de educação fiscal permanentes, e não ações esporádicas de educação fiscal, pois isso não resolve o problema. “Se as crianças e os adolescentes não tiverem contato constante com esse conhecimento, ele é perdido no tempo. Os portais na Internet são ferramentas de apoio baratas e fáceis de serem utilizadas”, completando, considerando que é possível avançar.

A importância da educação fiscal é ressaltada por vários especialistas que consideram fundamental o adolescente saber como o dinheiro dos impostos é usado pelo governo.Explicam que os impostos podem parecer um fardo, mas são essenciais para manter os serviços públicos funcionando.

Sabendo da importância o jovem também vai ser cobrar quando o governante não cumprir com a obrigação de aplicar bem o dinheiro dos impostos.

Além das rodas de discussão sobre cidadania, ética e tributos, escolas de Fortaleza utilizam formas lúdicas como apresentação de peças teatrais, criação de jogos, de livros paradidáticos, cordéis, entre outros métodos de disseminação de educação fiscal.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O artigo 150, parágrafo 5º, da Constituição Federal, embora pendente de regulamentação, diz que a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

Leia Amanhã

Como o teatro pode ser um caminho para ensinar educação fiscal a crianças e adolescentes. Leia sobre a experiência da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas. Leia ainda sobre o programa de educação financeira Turma da Bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário