sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Filhote de peixe-boi resgatado no RN recebe tratamento em Caucaia

Um filhote de peixe-boi resgatado no litoral do Rio Grande do Norte está recebendo tratamento na Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), localizada na praia de Iparana, em Caucaia, desde a última quinta-feira, 22.

Segundo a Aquasis, o filhote tem apenas 15 dias de nascido e mede 1,17 metros de comprimento, pesando 25 quilos. O animal, que recebeu o nome de “Branca”, foi resgatado na última segunda-feira, 19, na praia de Areias Alvas, no município de Grossos (RN). O nome é uma homenagem a Dona Branca, moradora da região de Areias Alvas, que resgatou o filhote e prestou os primeiros socorros até a equipe da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (RN) chegar ao local do encalhe.

Este já é o terceiro filhote de peixe-boi encalhado este ano na região entre o leste do Ceará e o oeste do Rio Grande do Norte e o segundo resgatado vivo. O primeiro encalhe, de um filhote morto, foi registrado em fevereiro deste ano, na praia de Manibu, município de Icapuí, a 202 quilômetros de Fortaleza. O segundo encalhe de 2011 ocorreu em março, na praia do Rosado, município de Porto do Mangue (RN).

Enquanto esteve sob os cuidados da UERN, “Branca” recebeu tratamento e sendo alimentada com uma fórmula à base de leite. Segundo diagnóstico de médicos veterinários, o peixe-boi está abaixo do peso e apresenta infecção. O filhote vai permanecer na Aquasis até que esteja apto a ser transportado de avião para Recife, para reabilitação definitiva no Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário